sexta-feira, 30 de julho de 2021

Marta e Maria recebem o Mestre

 Lc 10,38-42 - OU Jo 11,19-27 - 

LEITURA ORANTE


Preparamo-nos para a Leitura Orante, 

fazendo uma rede de comunicação 

comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas 

que se encontram neste ambiente digital.

 Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

 

Espírito Santo

que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim, falas em mim,

rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,

à tua oração,

à tua ação em mim

para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.

Amém.

1. Leitura (Verdade)   

Vamos "conhecer"

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Lc 10,38-42 

e observamos pessoas, palavras, relações com Jesus.


Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:

- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.

Aí o Senhor respondeu:

- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

Refletindo

Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava “agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas”.

Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar “à escuta da Palavra”.

A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupações do dia-a-dia.

A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse; mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .

O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.


2. Meditação (Caminho) 

Amar e imitar Jesus 


O que o texto diz para nós, hoje? 

Qual palavra mais nos toca o coração?

Temos muitas preocupações e 

agitamo-nos com muitas coisas como Marta?

Ou, somos capaz de escolher a “melhor parte”, à escuta da Palavra? Como Marta implicamo-nos que outras pessoas ficam tranquilas , “sentadas”, em oração ou à escuta da Palavra?

Conseguimo-nos ser  pessoas ativas e reflexivas, ao mesmo tempo?

Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida disseram: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).


3.Oração (Vida) 

Para  viver a vida trinitária

 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações

e concluímos:

Espírito vivificador,

a ti consagro o meu coração:

aumenta em mim o amor a Jesus,

Vida da minha vida.

Faze-me sentir filho amado do Pai.

 Amém.

 

4. Contemplação (Vida e Missão)



 Com  Jesus,  transformar a história.


Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é hoje direcionado

à centralidade do mandamento do amor.

 

Bênção Bíblica

O Senhor o abençoe e guarde!

O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!

O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém


Nenhum comentário:

Postar um comentário