Preparamo-nos para
a Leitura rezando ao Espírito,
com todos que se
encontram neste ambiente:
Espírito de verdade, a
ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus
Mestre
e compreenda o seu
Evangelho
É Deus quem me ajuda,
é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos
oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto Mt 13,24-30.
Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo:
-
O Reino do Céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras. Certa
noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo
uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Quando as plantas cresceram,
e se formaram as espigas, o joio apareceu. Aí os empregados
do dono das terras chegaram e disseram: "Patrão, o senhor semeou sementes
boas nas suas terras. De onde será que veio este joio?"
-
"Foi algum inimigo que fez isso!", respondeu ele.
-
E eles perguntaram: "O senhor quer que a gente arranque o joio?"
-
"Não", respondeu ele, "porque, quando vocês forem tirar o joio,
poderão arrancar também o trigo. Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o
tempo da colheita. Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita:
'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado. Depois colham
o trigo e ponham no meu depósito.' "
Jesus conta mais uma
parábola de cunho agrícola.
Compara o reino do céu como um semeador que semeia boas sementes de trigo.
Conta que apareceu também um inimigo, à noite, sem que ninguém o visse, e
semeou no meio do trigo uma erva ruim chamada joio. E foi embora. Tanto o trigo
como o joio cresceram. O que fazer? Arrancar o joio? Não, diz o homem. Se
arrancar o joio, pode arrancar também o trigo. Manda que deixem crescer os dois
até a colheita. Então, poderão arrancar primeiro o joio e queimá-lo. Depois
colherão o trigo que será armazenado. O que Jesus quer dizer com esta parábola?
Jesus lembra que é um desafio anunciar o Evangelho. Não devemos nos preocupar
com aqueles que divulgam o erro. Deve-se ter o cuidado para não deturpar,
distorcer a Palavra, transformando-a em erva daninha.
O grande biblista Carlos Mesters, assim comenta: "O joio e
trigo crescem juntos. A Palavra de Deus que faz nascer a comunidade é
semente boa, mas dentro das comunidades sempre aparecem coisas que são
contrárias à Palavra de Deus. De onde vêm? Esta era a discussão.
A causa da mistura que existe na vida
(vv.27-28a):. Um inimigo fez isso. Quem é este inimigo? O inimigo, o
adversário, Satanás ou diabo (Mt 13, 39), é aquele que divide, que desvia. A
tendência de divisão existe dentro de cada um de nós. O desejo de dominar, de
se aproveitar da comunidade para subir e tantos outros desejos interesseiros
são divisionistas, são do inimigo que dorme dentro de cada um de nós.
A reação diferente diante
da ambiguidade (vv. 28b-30):. Diante dessa mistura do bem e
do mal, alguns queriam arrancar o joio. Pensavam: “Se deixarmos todo o mundo
dentro da comunidade, perdemos nossa razão de ser! Perdemos a identidade!”
Queriam expulsar os que pensavam de modo diferente. Mas esta não é a decisão do
Dono da terra. Ele diz: “Deixa crescer juntos até a colheita!” O que vai
decidir não é o que cada um fala e diz, mas o que cada um vive e faz. É pelo
fruto produzido que Deus nos julgará. A força e o dinamismo do Reino se
manifestam na comunidade. Mesmo sendo pequena e cheia de contradições, ela é um
sinal do Reino. Mas ela não é dona do Reino, nem pode considerar-se justa. A
parábola do joio e do trigo explica a maneira como a força do Reino age na
história. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e
as diferenças, mesmo tendo uma opção clara pela justiça do Reino"
(Do livro “Travessia: Quero misericórdia e não sacrifício” –
Círculos Bíblicos sobre o Evangelho de Mateus – de Carlos Mesters, Mercedes
Lopes e Francisco Orofino – Publicado pelo Centro de Estudos Bíblicos).
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)
O que o texto diz para nós, hoje? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram "Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DAp 32.)
3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, o Salmo 85(86)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, o Salmo 85(86)
Ó Senhor, vós sois
bom, sois clemente e fiel!
1. Ó Senhor, vós sois
bom e clemente, / sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha
prece, / o lamento da minha oração! – R.
2. As nações que
criastes virão / adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis
maravilhas: / vós somente sois Deus e Senhor! – R.
3. Vós, porém, sois
clemente e fiel, / sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para
mim! / Confirmai com vigor vosso servo. – R.
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma: "Que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)." (DA,32.)
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
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