14 coisas que você acredita estar na Bíblia, mas não estão!
Autor: Jesús Mondragón (Saulo de Tarso)
Fonte: Católico, Defiende tu Fe (http://www.catolicodefiendetufe.org/)
Tradução: Carlos Martins Nabeto
1) Adão e Eva pecaram por comerem uma maçã
Se perguntarmos para quase qualquer pessoa que não esteja familiarizada com a Bíblia: “Qual foi o pecado de Adão e Eva?”, a maioria delas responderá: “Eles comeram uma maçã”.
Porém, ainda que milhões de pessoas acreditem que isto está na Bíblia, a verdade é que não está! A Escritura não menciona nenhuma maçã; o que ela diz é:
“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: ‘De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás'” (Gênesis 2,16-17).
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gênesis 3,6).
Não há, pois, nenhuma maçã. O que a Bíblia menciona é “a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Então, por que a confusão?
Quando o Papa Dâmaso I pediu ao seu principal erudito, o grande São Jerônimo, que traduzisse a Bíblia hebraica original para o latim (projeto que Jerônimo demorou 15 anos para concluir e que resultou na primeira Bíblia canônica do mundo), ele empregou o latim falado pelo homem comum ou vulgar (daí o nome de “Vulgata latina”), e daí veio a causa dessa confusão: a grande semelhança que há entre o substantivo “mālus” (maçã) e o adjetivo “malus” (mal), do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”.
Ambas as palavras são quase idênticas!
2) Davi matou Golias com uma pedra
Quem não conhece a famosa história de Davi, o jovem valente que armado tão somente com uma funda, enfrentou o gigante Golias, matando-o com uma pedra?
Porém, a verdade é que quase todo mundo foi enganado. Davi não matou Golias com uma pedra. Vejamos o que diz exatamente o texto bíblico:
“E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. (…) E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra” (1Samuel 17,40.49).
Até aqui, a parte da história que a maioria das pessoas conhecem. Mas há algo mais, que tem passado despercebido:
“Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram” (1Samuel 17,51)
A pedra sobre feriu o gigante, derrubando-o no solo; mas não foi a pedra que o matou. Davi aproveitou a oportunidade, correu, tirou a espada de Golias e com ela mesma o matou, cortando-lhe a cabeça.
3) Salvação apenas pela fé
Milhões de pessoas creem que basta apenas a fé para se salvarem: “Aceita Jesus no teu coração, como teu Senhor e Salvador, e serás salvo”. O seguinte texto bíblico é a base dessa crença:
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10,9).
Porém, com esta crença se dá o que no caso de Davi e Golias, que já vimos. Milhões creem que Golias foi morto por uma pedra, e que isto tem base bíblica, mas não é verdade. Não porque a Escritura minta, mas porque não é tudo o que a Bíblia afirma sobre esse tema. Se se continua a ler, descobre-se que Golias morreu decapitado por sua própria espada. Da mesma forma, se continuarmos a ler tudo o que a Bíblia Sagrada nos tem a dizer sobre a salvação, veremos que ter fé em Cristo é tão somente um primeiro passo, mas não o único, nem muito menos o último.
Em primeiro lugar: não há nenhum texto na Bíblia que afirme: “Somente pela fé serás salvo”.
Até porque a salvação não vem pela fé, mas pela graça de Deus, isto é, a Salvação é um presente de Deus que não merecemos; a fé é apenas um meio entre outros, pelos quais os homens alcançam a salvação:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2,8).
Aceitar Jesus como seu Senhor, tampouco assegura a alguém a salvação. Há algo mais importante que deve ser feito, sem o qual, nem a fé em Cristo, nem sua aceitação como Senhor, nos servem. E o que é mais importante? A obediência!
“Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?’ E então lhes direi abertamente: ‘Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade'” (Mateus 7,21-23).
“E por que me chamais ‘Senhor, Senhor’, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6,46).
Há ainda outra coisa que é mais importante do que a fé e que se não tivermos, tampouco a fé nos servirá para nada:
“E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria” (1Coríntios 13,2).
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor” (1Coríntios 13,13).
A salvação somente pela fé não procede da Bíblia. O que ela afirma é justamente o contrário: somente a fé não salva!
“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé” (Tiago 2,24).
Então agora você já sabe: o “sola fides” não está na Bíblia.
4) Ajuda-te e Eu te ajudarei
Esta é uma frase bastante comum. Muitas pessoas que desejam aparentar conhecimento bíblico, esgrimem esta famosa frase: “Pois como diz a Bíblia, ‘ajuda-te e Eu te ajudarei'”.
Mas não. Esta frase não se encontra em nenhum lugar da Bíblia!
5) Elias subiu ao céu em uma carruagem de fogo: sim ou não?
O profeta Elias é bem famoso pelo fato de não ter morrido. Ele foi levado ao céu em corpo e alma. Abundam publicações como esta, de nossos irmãos protestantes, onde se afirmam “coisas que a Bíblia não diz”. E eles enquadram nesta categoria o tema “Elias não foi arrebatado em uma carruagem de fogo”. Para isso, citam:
“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” (2Reis 2,11).
Concluem então que Elias não subiu ao céu em uma carruagem de fogo, mas em um redemoinho. Por possuírem uma Bíblia incompleta, é natural que os nossos irmãos protestantes cheguem a essa conclusão. No entanto, Elias subiu ao céu em uma carruagem de fogo; é o que afirma a Bíblia em um outro texto que não consta nas Bíblias protestantes:
“Tu que foste arrebatado num redemoinho de fogo, numa carruagem puxada por cavalos ardentes” (Eclesiástico 48,9).
Então agora você já sabe: Elias foi levado ao céu em um redemoinho de fogo, numa carruagem de fogo.
6) A Bíblia é a única regra de moral, doutrina e conduta
A ideia de a Bíblia ser a única norma de fé, moral e conduta também é bastante comum em milhões de pessoas. Mas se isso fosse verdade, seria de se esperar que a própria Bíblia o afirmasse. Mas a verdade é que não! Em nenhuma parte da Escritura ocorre a ideia do “somente a Bíblia”. O texto mais usado para afirmar esta ideia é o seguinte:
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2Timóteo 3,16-17).
Como se pode ver facilmente, este versículo não afirma que a Bíblia é a única [regra], mas que é “proveitosa”. De fato, o próprio texto destrói essa ideia ao afirma que a Escritura é proveitosa para que o homem seja preparado para “toda a boa obra”. Com efeito, a Bíblia é um começo “proveitoso”. Com que fim? Para que o homem realize boas obras. Logo, já não é apenas a Bíblia, nem apenas a Fé. São também as boas obras!
A Escritura é proveitosa, mas não é a única [regra]. O oxigênio é proveitoso para a vida humana, mas não é a única coisa que alguém necessita para viver. A água também é proveitosa para a vida e tampouco é a única coisa que se necessita. O alimento é proveitoso para viver, porém tampouco é a única coisa… de modo que se faltar qualquer dessas coisas proveitosas para se viver, o homem morre.
“Toda a Escritura é proveitosa” significa “Somente a Bíblia”? Então, como entender o texto abaixo?
“Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito proveitoso para o ministério” (2Timóteo 4,11).
Enquanto que da Bíblia o Apóstolo São Paulo ensina que é “proveitosa”, de Marcos ele afirma que é “muito proveitoso”! Portanto, Marcos seria mais proveitoso do que a Bíblia? Absurda verdade?
Com efeito, não há na Bíblia nada disso de “somente a Bíblia”. E citar 2Timóteo 3,16-17 não ajuda nada.
7) Somente Cristo salva
Esta é outra afirmação muito comum em milhões de pessoas: “Somente Cristo salva”. E ainda que a frase exista na Bíblia, não existe com o significado que lhe dão os irmãos protestantes.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4,12).
Cristo é Nosso Senhor e Salvador do mundo, é verdade:
“Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel” (Atos 13,23).
No entanto, Deus Pai também nos salva. De fato, a salvação procede do Pai:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2,8).
Maria, inspirada pelo Espírito Santo, chama o Pai de “Salvador”:
“E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lucas 1,47).
O Apóstolo São Paulo afirma que Deus Pai é nosso Salvador e Cristo é nossa esperança:
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa” (1Timóteo 1,1).
Somos salvos por crer no Evangelho:
“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis, pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão” (1Coríntios 15,1-2).
Através do Batismo, também somos salvos:
“Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pedro 3,21).
O Espírito Santo também age para nos salvar mediante o Batismo:
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador” (Tito 3,5-6).
Cristo nos salva, sim. É óbvio. Mas a salvação é obra da Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo.
Não está na Bíblia que “somente Cristo salva”; não, ao menos, com esse significado protestante. De outra forma, as citações anteriores são mentirosas? Deus Pai não salva? O Espírito Santo não salva? Quando a Sagrada Escritura diz que apenas em Cristo há salvação, refere-se ao seu sacrifício na Cruz, ao fato de que apenas Ele morreu por nós. É o que mostra o contexto de Atos 4,12. Vejamos o contexto, pois dois versículos antes, diz:
“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós” (Atos 4,10).
A Bíblia afirma que o Pai é o único salvador. Então, quantos “únicos salvadores” há?
“Vós sois as minhas testemunhas – diz o Senhor – e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador” (Isaías 43,10-11).
Então, quando Atos 4,12 afirma que em nenhum outro há salvação, está afirmando que Cristo é Deus, já que faz referência a Isaías 43,11. que acabamos de ver.
8) Noé soltou um corvo após o Dilúvio e este não voltou
Na verdade, o corvo voltou e ficou dando voltas:
“E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra” (Gênesis 8,6-7).
Foi a pomba que não regressou:
“Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele” (Gênesis 8,12).
9) Deus aborrece o pecador
Há uma frase bastante comum entre as pessoas, que diz: “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”. E imediatamente surgem, principalmente entre os irmãos protestantes, aqueles que a acrescentam à lista das “coisas que a Bíblia não diz”. Para isso, citam o seguinte texto:
“Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Salmo 5,5-6).
Com base neste texto bíblico, concluem que Deus odeia o pecador, da mesma forma como odeia o pecado.
O problema por citar um texto do Antigo Testamente é que este ensina a vingança e o ódio para com os inimigos:
“Ah! filha de Babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras” (Salmo 137,8-9).
Um texto nada edificante se se enxerga a luz de Cristo, que no Novo Testamento nos ensinou a superar essa mentalidade e a amar nossos inimigos.
Deus ama o pecador? Claro que sim, nos diz a Bíblia. Vejamos:
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5,8).
Conclusão: efetivamente, Deus odeia o pecado, mas ama o pecador, principalmente quando ele se arrepende e se converte.
10) Jesus Cristo não é religião, mas relação
Esta é outra frase bastante empregada pelos nossos irmãos protestantes e também por um ou outro “católico” desavisado. Mas está realmente na Bíblia?
A ideia aqui é apresentar a religião como algo ruim. Mas o verdadeiramente ruim aqui é que aqueles que esgrimam essa frase apenas estão passando vergonha, ao manifestar dessa forma a sua ignorância. Isto porque religião e relação são sinônimos, isto é, são exatamente a mesma coisa. “Religião” vem do latim “religare” e significa “reunir, restabelecer uma relação”, de modo que são a mesma palavra em idioma ou raiz etimológica diferente. Ademais, a Bíblia identifica a religião como algo bom:
“Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve” (João 9,31).
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11,7).
E, como podemos ver a seguir, Deus é religião:
“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1,26-27).
11) Não cai a folha de uma árvore se esta não for a vontade de Deus
Também esta frase é muito famosa. A maioria das pessoas que a conhecem jurariam que se encontra na Bíblia. Mas não. Tal frase não está em nenhuma parte da Sagrada Escritura, mas sim no Corão, livro sagrado dos muçulmanos!
“E com ele estão as chaves daquilo que não se vê. Ninguém os conhece, senão Ele. E sabe o que há na terra e no mar. Não cai sequer uma folha que Ele não saiba.E não há grão nas trevas da terra e não há [coisa] úmida ou seca, senão que esteja [escrito] em algum registro claro” (Sura 6,59).
Um outro lugar em que aparece é na obra prima da língua espanhola “El Ingenioso Hidalgo, Don Quijote de la Mancha”, de Miguel de Cervantes Saavedra:
“Disse dom Quixote: ‘Entrega a Deus, Sancho, que tudo dará certo e talvez até melhor do que você imagina, pois não se move a folha na árvore sem que isso seja a vontade de Deus”.
12) Os três Reis Magos
Não, a Bíblia não diz que eram Reis, nem que eram três. O que ela diz é que eram Magos:
“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém” (Mateus 2,1).
Tampouco seu nomes (Belchior, Gaspar e Baltazar) são mencionados.
13) Deus aperta a corda mas não enforca
Ainda que esse ditado seja bastante popular e comunique uma verdade, o fato é que ele não se encontra em nenhuma parte da Bíblia.
14) Maria Madalena era uma prostituta
A Bíblia não diz que Maria Madalena era uma prostituta. Grupos anticatólicos, feministas e protestantes, atribuem ao Papa Gregório Magno a “terrível maldade” de ter iniciado a difamação de Madalena, quando em sua Homilia 33, no ano de 591, a identificou como uma prostituta.
A verdade é que nunca houve má intenção por parte do Papa, pois hpa uma forte evidência para se idenfiticar Maria Madalena como prostituta. A razão se dá por causa de dois acontecimentos quase idênticos, um narrado por Lucas e outro pelo Apóstolo São João. Acontecimentos estes que muitos especialistas da Bíblia ainda não concordam se Lucas e João narram um mesmo fato ou se são dois fatos bastante parecidos. Eis o primeiro, em que Lucas fala de uma prostituta:
“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento” (Lucas 7,37-38).
O segundo relato, quase idêntico, nos é transmitido por São João. Ele menciona a uma Maria e daí nasce a confusão, bastante comum, de que poderia ser a Madalena:
“Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” (João 12,3).
O mais provável é que se trate de eventos diferentes, um na cidade de Naim, na casa de um fariseu, onde não se aponta o nome da prostituta; e o outro, na cidade de Betânia, na casa de Lázaro, e protagonizado por Maria, irmã de Lázaro e Marta.
De forma que não foi por maldade da Igreja Católica, nem do Papa Gregório Magno. Identificar Maria Madalena com a prostituta é um erro tão comum que, desde o século II, outros autores a associaram com uma mulher mencionada no Talmud judaico, chamada “Miriam Megaddlela”, que quer dizer “Maria do cabelo trançado”. Na comunidade judaica, esse título era atribuído a uma mulher de má reputação, uma adúltera ou prostituta.
É verdade que a Bíblia não diz que Maria Madalena era prostituta, mas há até uma forte evidência que apoia essa confusão.
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