"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 681ª Carta de S. João 5,5-13.
Caríssimos: Quem é o vencedor do mundo senão aquele que acredita
que Jesus é o Filho de Deus?
Este é O que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo; não só com a água, mas com a água e o sangue. É o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. São três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três estão de acordo. Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus; e o testemunho de Deus está em que foi Ele a dar testemunho a respeito do seu Filho. Quem crê no Filho de Deus tem esse testemunho consigo. Quem não crê em Deus faz de Deus mentiroso, uma vez que não crê no testemunho que Deus deixou a favor do seu Filho. E este é o testemunho: Deus deu-nos a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho de Deus tem a vida; quem não tem o Filho também não tem a vida. Escrevi-vos estas coisas, a vós que credes no Nome do Filho de Deus, para que tenhais a certeza de ter convosco a vida eterna. Livro de Salmos 147,12-13.14-15.19-20.
Glorifica, Jerusalém, o Senhor,
louva, Sião, o teu Deus. Ele reforçou as tuas portas e abençoou os teus filhos. Estabeleceu a paz nas tuas fronteiras e saciou-te com a flor da farinha. Envia à terra a sua palavra, corre veloz a sua mensagem. Revelou a sua palavra a Jacob, suas leis e preceitos a Israel. Não fez assim com nenhum outro povo, a nenhum outro manifestou os seus juízos. Evangelho segundo S. Lucas 3,23-38.
Ao iniciar o seu ministério, Jesus tinha cerca de trinta anos.
Supunha-se que era filho de José; e este de Eli,
e assim sucessivamente: de Matat, de Levi, de Melqui, de Janai, de José, de Matatias, de Amós, de Naum, de Esli, de Nagaí, de Maat, de Matatias, de Chimei, de Josec, de Jodá, de Joanan, de Ressa, de Zorobabel, de Salatiel, de Neri, de Melqui, de Adi, de Cosam, de Elmadam, de Er, de Jesua, de Eliézer, de Jorim, de Matat, de Levi, de Simeão, de Judá, de José, de Jonam, de Eliaquim, de Meleá, de Mená, de Matatá, de Natan, de David, de Jessé, de Obed, de Booz, de Salá, de Nachon, de Aminadab, de Admin, de Arni, de Hesron, de Peres, de Judá, de Jacob, de Isaac, de Abraão, de Tera, de Naor, de Serug, de Ragau, de Péleg, de Éber, de Chela, de Quenan, de Arfaxad, de Sem, de Noé, de Lamec, de Matusalém, de Henoc, de Jared, de Maleleel, de Quenan, de Enós, de Set, de Adão, de Deus.
«Filho de Adão»
Ao tornar-Se o Primogénito de entre os mortos (Col 1,18), e ao receber no seu seio os seus antigos pais, o Senhor fê-los renascer para a vida de Deus; tornou-Se o primeiro, o príncipe dos vivos, porque Adão se tinha tornado o príncipe dos mortos. […] Ao começar a sua genealogia no Senhor, fazendo-a remontar a Adão, Lucas indica que não foram os seus pais que deram a vida ao Senhor, mas foi Ele que os fez renascer no Evangelho da vida. Da mesma maneira, o nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria, porque a Virgem Maria desatou pela fé aquilo que a virgem Eva tinha atado pela sua incredulidade. Era, pois, indispensável que, vindo ter com a ovelha perdida (Mt 18,12), recapitulando uma tão longa história, vindo à procura da sua obra, por Ele mesmo modelada (Lc, 19,10; Gn 2,8), o Senhor salvasse o homem que tinha sido feito à sua imagem e semelhança (Gn 1,26), isto é, Adão. |
SALVE DEUS! FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES. COMAM E BEBAM; A MESA ESTÁ POSTA! SALVE DEUS
segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
EVANGELHO QUOTIDIANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário