Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança (versículo com reflexão)
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
- Lamentações 3:21-25 - ARA
Em meio a um deserto de desespero e aflições, o profeta Jeremias lembrou-se do maravilhoso consolo das misericórdias de Deus. A compaixão do Senhor ainda está presente, "renova-se cada manhã". Mesmo que só vejamos catástrofes e adversidades à nossa volta, vale a pena recordar o amor de Deus. Ele é bom para todos aqueles que confiam Nele.
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
- Lamentações 3:21
Certamente essa é a passagem mais conhecida do livro de Lamentações. O profeta Jeremias emerge de um mar de sofrimentos, como se estivesse num deserto de aflições, mas mesmo abatido e triste ele busca trazer ao seu coração acesa a chama da vida.
A aflição do justo
A Bíblia está cheia de exemplos de como pessoas piedosas passam por dificuldades. O próprio livro de Lamentações nos mostra, que o julgamento, a punição e o sofrimento assolam também os fiéis:
- o profeta Jeremias - representando o povo exilado e os restantes de Jerusalém que estavam num triste estado de miséria e devastação
- Jó e suas terríveis perdas - bens e sustento, todos os filhos, saúde, apoio da esposa, amizades
- José - vendido pelos irmãos invejosos, escravizado, caluniado, preso injustamente e esquecido
Semelhantemente, pessoas piedosas em todo o mundo passam por problemas profundos, doenças, perdas, injustiças e grandes tristezas, chegando à beira do desespero. Talvez essa seja também a sua condição hoje.
Mas nem tudo está perdido... Confie no Senhor: a crise não vai durar para sempre!
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
- Salmos 34:19
Não são poucas as dificuldades que os filhos de Deus enfrentam. Se não na sua própria vida, como também ao acompanhar e se sensibilizar com aqueles que sofrem no mundo. Isso nos ensina que a vida alheia à dor (nossa ou do outro) nos impede de enxergar o quão vulneráveis nós somos e o quanto dependemos do Senhor. Jesus foi nosso maior exemplo, o Servo Sofredor (Isaías 53) que cuida dos que sofrem. Ele é a cura (salvação) para o mundo, mas foi ferido (moído) pelos nossos pecados.
Você não está sozinho!
Os bons e os maus dias afetam a todos. Deus fez tanto um como o outro para que ninguém soubesse o seu futuro (Eclesiastes 7:14). O que sabemos, é que neste ou noutros tempos, todas as pessoas, crentes ou não, passam por tristezas e aflições em algum momento da vida.
A diferença para o cristão é a certeza da presença do Consolador consigo, que traz restauração e esperança... O Deus Eterno, que é rico em misericórdias, é bom e está ao seu lado sempre.
O que significa "lamento" (lamentação)
Lamento é uma oração, um pedido que nasce do coração angustiado e quebrantado. Mais do que reclamação ou murmuração contra Deus, a lamentação manifesta a dor intensa e profunda de quem sofre. É o choro da alma, o clamor dos enlutados e daqueles que passam por sofrimentos terríveis.
Jeremias lamentou Israel ter sido levado cativo para a Babilônia e Jerusalém ter sido totalmente assolada por Nabucodonosor. Mas além de direcionar o seu lamento a Deus em meio a tragédias, reconhecendo e confessando o pecado do povo, o profeta também se lembrou que o Deus misericordioso tem poder para restaurar todas as coisas.
Lamento que se transforma em Esperança
As lamentações perante Deus, além de expressar o choro da alma, também confrontam e levam-nos a refletir sobre a nossa condição e a razão da nossa existência. Elas apontam o caminho para o arrependimento e para o quebrantamento que nos reconciliam com o Senhor.
O caminho da esperança realça também a consciência de nossos pecados, imperfeições e das limitações como ser humano. As misericórdias de Deus nos apontam uma realidade superior, que não acaba aqui... Você faz parte de um quadro muito maior que a sua própria história.
Dê sentido às suas perdas, clame a Deus por superação e encontre consolo no Amigo Fiel!
Percorrendo esse trajeto de lamento, quebrantamento e fé, você precisa de se lembrar também que mais profundo que o seu sofrimento é o amor de Deus. Ele nos livra do mal! Tenha esperança Nele!
Memória a serviço da esperança
Todavia, lembro-me também do que me pode dar Esperança. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
- Lamentações 3:21-22
Normalmente, as memórias se tornam servas do desânimo e dor, quando nos apegamos à amargura e tristeza do passado e do presente. Mas se nos apegarmos ao Senhor com todo o nosso ser (corpo, mente e coração), nossos pensamentos e recordações vão se ancorar em Jesus e nos lembrarão da Sua infinita bondade.
Lembranças boas também podem ser aliadas na vida. Lembre-se de Deus e do que lhe traz esperança na sua Palavra... Em Jesus encontramos paz e luz nos caminhos mais sombrios da vida... Treine a sua mente para pensar em coisas que lhe tragam consolo. Se está com problemas profundos tente se lembrar:
- Deus é amor e é cheio de graça... É pela sua misericórdia que não somos consumidos.
- Os problemas não duram para sempre. Quando tiverem produzido o resultado adequado, todos eles serão retirados. Assim como a noite passa, e logo nasce o sol de um novo dia...
- Algo melhor está por vir... Tenha esperança que o futuro com Deus será maravilhoso!
- Deus é a sua porção... Se você perdeu muito nessa vida, exceto Deus, lembre-se que Ele é o seu tudo. Você nunca O perderá!
- Deus é bom para quem espera nele. Espere e confie na sua bondade! Ele está contigo... Não desista: continue, não pare de crer!
A razão da Esperança
As suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por Ele...
- Lamentações 3:22b-25a
Certamente, Deus ouve os corações mais angustiados e aflitos do nosso tempo cinzento. Ele é o Deus que fala pela Sua Palavra e também nos deixa falar, sem ficar ressentido conosco. Com temor, sinceridade e confiança, busque ao Senhor e rasgue o coração... Faça Dele o seu melhor amigo e desabafe com Ele em oração.
Busque se esquecer do que ficou para trás. Reinvente-se, valorizando o que realmente tem valor! Lembre-se do que está à frente e acima de todas as coisas. Que Deus renove sua esperança, fé, amor e lhe conceda paz!
Leia aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário