sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Abram, abram

 Lc 14,1-6 

-  de par em par as portas a Cristo!.

LEITURA ORANTE

 

- A todos nós, que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Oração ao romper a luz do dia

Bendita seja a luz do dia,

bendito seja Quem tudo cria,

bendito seja o fruto sagrado

da sempre puríssima Virgem Maria.

Amém.

Invocamos o Espírito Santo

 Oração ao Espírito Santo ( São Paulo VI)

 Ó Espírito Santo, 

dai-me um coração grande, 

aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, 

fechado a todas as ambições mesquinhas, 

alheio a qualquer desprezível competição humana, 

compenetrado do sentido da santa Igreja! 

 Um coração grande, 

desejoso de tornar-se semelhante 

ao Coração do Senhor Jesus! 

 Um coração grande e forte para amar todos, 

para servir a todos, 

para sofrer por todos! 

 Um coração grande e forte 

para superar todas as provações, 

todo tédio, todo cansaço, 

toda desilusão, toda ofensa! 

 Um coração grande e forte, 

constante até o sacrifício, se for necessário! 

Um coração cuja felicidade é 

palpitar com o Coração de Cristo e  cumprir,

humildemente a vontade do Pai.

 Amém.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente,  o texto: Lc 14,1-6, e observamos as pessoas e suas atitudes diante de Jesus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 

 

1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2 Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3 Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado ou não?” 4 Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5 Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6 E eles não foram capazes de responder a isso. – Palavra da salvação.

 

Refletindo

Mais uma vez a questão do sábado. Jesus toma refeição na casa do fariseu. Outros fariseus participam da ceia. Alguém disse que a pergunta de Jesus - "A nossa Lei permite curar no sábado ou não?" é um desafio. Depois ele comenta argumentando sobre o salvar o boi ou o filho que cai no poço num dia de sábado. Os fariseus se calam porque não tinham como contra argumentar. Este banquete, em que Jesus oferece a cura e a libertação para o homem, é uma figura do banquete eucarístico e do banquete celeste onde ninguém deve ficar excluído. 
Um pouco antes, Jesus havia dito que o sábado foi feito para a pessoa. "Ele estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado.  Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus dirigiu-se a ela, e disse: «Mulher, você está livre da sua doença.» Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus.  O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E tomando a palavra, começou a dizer à multidão: «Há seis dias para trabalhar. Venham, então, nesses dias e sejam curados, e não em dia de sábado.»  O Senhor lhe respondeu: «Hipócritas! Cada um de vocês não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Aqui está uma filha de Abraão que Satanás amarrou durante dezoito anos. Será que não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?»  (Lc 13, 10-16).
Há muitos outros textos bíblicos relacionados a este, lembrando que para Deus o amor é a prioridade e está acima de tudo.


2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje? Quais outros textos, este nos recorda? Qual palavra mais nos toca o coração? Por acaso colocamos resistência à ação de Deus em nossa vida?

Meditando
Os bispos recordaram em Aparecida que Bento XVI, no início de seu Pontificado, fazendo eco a seu predecessor, o Servo de Deus, João Paulo II, disse: Não temam! Abram, abram de par em par as portas a Cristo!... quem deixa Cristo entrar não perde nada, nada - absolutamente nada - do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade abrem-se as portas da vida. Só com esta amizade abrem-se realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta... Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e nos dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida" (DAp 15).


3.Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo 110(111)

 

Grandiosas são as obras do Senhor!

 

1. Eu agradeço a Deus de todo o coração / junto com todos os seus justos reunidos! / Que grandiosas são as obras do Senhor, / elas merecem todo o amor e admiração! – R.

 

2. Que beleza e esplendor são os seus feitos! / Sua justiça permanece eternamente! / O Senhor bom e clemente nos deixou / a lembrança de suas grandes maravilhas. – R.

 

3. Ele dá o alimento aos que o temem / e jamais esquecerá sua Aliança. / Ao seu povo manifesta seu poder, / dando a ele a herança das nações. – R.


4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.
Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, e viver a minha fé cristã sem medo, com olhar fixo na meta: o céu.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário