quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A missão dos doze apóstolos

 

Lc 9,1-6  

Leitura Orante

 

Nesta Leitura Orante vamos Conhecer, amar e imitar Jesus para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história

Saudação



- A nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!


Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor,  o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém


1. Leitura (Verdade) - -  Vamos "conhecer"

Lemos o texto do dia em Lc 9,1-6 e observamos as recomendações de Jesus.

Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente. Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados.


Refletindo
Jesus chamou os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre o mal. Deu-lhes também recomendações referentes ao estilo de vida pessoal e método missionário. Depois, os enviou dois a dois para levar a mensagem de vida por todos os povoados, lá onde as pessoas precisam, nas pequenas comunidades, lugares onde as pessoas partilham vida e experiências.

 

2. Meditação ( Caminho)  - Amar e imitar Jesus 


- O que a Palavra diz para nós?

Deus quer precisar de nós como Igreja, pequenas comunidades  em missão.

Fomos feitos para sermos comunidade (grupo dos doze) e formarmos comunidade ( ir às cidades). Isto é ser discípulo missionário, como nos propõe a Igreja na América Latina, na Missão Continental e as Diretrizes  Gerais  da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O amor inspira atitudes e gestos com gosto de doação e disponibilidade. Foi assim com Jesus. Foi assim com os apóstolos. Deve ser assim comigo, com você, conosco. Amar é estar disposto a morrer a um projeto pessoal para ir ao encontro do outro que precisa de mim



 

3. Oração (Vida)  Para  viver a vida trinitária

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

"É necessário aprender a orar, voltando sempre a aprender esta arte dos lábios do Mestre", disseram os Bispos no Sínodo, em 2008. Jesus Mestre nos ensinou a orar e na sua oração está todo o conteúdo da nossa missão. Rezo, agora, o Pai Nosso, lentamente, observando bem o sentido de cada palavra.



PAI NOSSO

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 

4. Contemplação (Vida/ Missão) -  Com  Jesus  transformar a história
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?



Hoje, queremos viver como discípulo/as missionário/as de Jesus Mestre, pensando nos nossos irmãos que precisam de vida. Nos encontros, e também nos desencontros, se houver, rezaremos uma bênção sobre cada pessoa, como o fez são Paulo:

"Graça e Paz para você! Quando for visitá-lo, levarei comigo muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29)

 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário