quinta-feira, 26 de março de 2020

Recomeçar a partir de Cristo

Jo 5,31-47





Preparo-me para a Leitura Orante,

rezando com todos os que navegam

pela rede da internet:


Espírito santificador,

a ti consagro a minha vontade:


ajuda-me a dizer

sim

ao Projeto de Deus

para a minha vida.


1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Lemos com atenção, o Evangelho de hoje: Jo 5,31-47.

- Se eu dou testemunho a favor de mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor, e eu sei que o que ele diz a respeito de mim é verdade. Vocês mandaram fazer perguntas a João, e o testemunho que ele deu é verdadeiro. Eu não preciso que ninguém dê testemunho a meu favor, mas digo essas coisas para que vocês sejam salvos.

- João era como uma lamparina que estava acesa e brilhava, e por algum tempo vocês se alegraram com a luz dele. Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais o meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não creem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida.

- Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo?

Refletindo

Neste texto predomina a palavra testemunho. São três testemunhas:

1ª João Batista deu testemunho da verdade.

2ª O Pai dá testemunho de Jesus.

3ª As Sagradas Escrituras que dão testemunho de Jesus.

Essas três testemunhas a favor de Jesus foram recusadas pelas autoridades religiosas que utilizavam a religião e a Bíblia para manter seus privilégios e prestígio.


2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para nós?

Como nos colocamos diante destas testemunhas?

Acolhemos ou rejeitamos porque são exigentes suas propostas e preferimos os privilégios, a vida mais fácil, menos austera?

Meditando

Os bispos, em Aparecida, nos ajudaram a refletir sobre o tema de hoje: “Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41).


3. Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com toda Igreja,

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,

criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo

como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir

a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver

as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,

sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão

expressa no cuidado fraterno,

próprio de quem reconhece no próximo

o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos

construtores de uma nova sociedade,

reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos

em comunidades eclesiais missionárias,

que, compadecidas,

vejam, se aproximem e cuidem

daqueles que sofrem,

a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida,

e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado,

no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!


4.Contemplação (Vida e Missão)

Queremos olhar o mundo, as pessoas, a vida com o olhar de Jesus, o coração de Jesus, seus gestos e palavras. Com nossas atitudes daremos testemunho de Jesus.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário