Bíblia: você entende o que lê?
A Bíblia é um livro fantástico! É a Palavra de Deus revelada à humanidade (1 Pedro 1:23). Mas não se trata apenas de uma recolha de boas histórias, tampouco um manual contendo algumas regras de conduta ou receitas para se ter uma vida feliz. A Bíblia é o livro de Deus, por meio do qual Ele se deu a conhecer ao mundo, por isso é um livro único. Possui uma riqueza de gêneros e estilos literários e usa a versatilidade humana para transcrever o divino.
O que é a Bíblia?
A Bíblia é considerado o Livro dos livros. É uma coletânea composta por 66 livros, divididos em Antigo e Novo Testamentos. O Velho Testamento é formado por 39 livros, que foram escritos em hebraico e aramaico e vai de Gênesis a Malaquias. O Novo Testamento é composto de 27 livros, escrito em grego e aramaico e vai de Mateus até Apocalipse.
A palavra "Bíblia" originou-se a partir do grego, referindo-se a livros. Na antiguidade, o papiro (planta da qual se extraiam as fibras) passou a ser usada para a escrita, no lugar da pedra. Nas folhas criadas a partir do papiro, se escreviam os textos que eram guardados na forma de rolos ou pergaminhos. Cada livro de papiro, em grego, se traduzia por 'biblos', e o plural de 'biblos' era 'bíblia'. Daí originou-se Bíblia, como o conjunto dos livros sagrados.
Além desse nome é também conhecida como 'Verdade', 'Lei', 'Palavra de Deus', 'Sagradas Escrituras', 'Evangelho', 'Mandamentos' e outros. Trata-se de uma incomparável coleção de livros, por meio do qual Deus dá informações importantes sobre Si mesmo, seus feitos, seu propósito e sobre toda a humanidade: quem nós somos, de onde viemos e para onde vamos.
Como a Bíblia foi escrita?
A Bíblia foi escrita ao longo de mais ou menos 1.600 anos (de 1500 a.C. a meados de 100 d.C.) em línguas diferentes, por aproximadamente 40 autores, em épocas diferentes, com estilos e gêneros literários variados. Além disso, podemos usufruir de toda a riqueza de figuras, histórias, poesias, ilustrações, parábolas e uma vasta quantidade de personagens históricos que inspiram a fé, a compreensão e o ensino da justiça de Deus através das sagradas letras.
Apesar de toda essa diversidade, todos os livros testificam na sua unidade sobre o Salvador da humanidade, o Senhor Jesus Cristo. De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia aponta para Deus, na pessoa de Cristo. Não bastasse tudo isso, todos os seus leitores podem se beneficiar de uma experiência pessoal, única e transformadora do contato e conhecimento advindos dela...
As Sagradas Escrituras testemunham que é a Palavra inspirada por Deus, e serve como instrumento para se dar a conhecer ao homem:
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.2 Timóteo 3:16
Você compreende a Bíblia?
Embora a Bíblia seja o livro mais lido e vendido no mundo, muitos a leem e citam-na sem ao menos compreenderem a sua mensagem central. Para entendermos o conteúdo da Bíblia é preciso examiná-la cuidadosamente. Além disso, é preciso ter em mente que toda a sua mensagem aponta para a pessoa de Jesus Cristo.
Tema Central:
As Sagradas Escrituras não são sobre você ou sobre grandes heróis da História, importantes pelos seus feitos. A Bíblia tem um tema central, para o qual tudo converge e que consiste em uma pessoa: Jesus Cristo. Desde Gênesis até Apocalipse todos os livros apontam para Deus, na pessoa de Jesus Cristo, o autor da Salvação dos homens (Lucas 24:27, 44-45; Atos 10:43). Fora dele não há vida eterna. Personagens e histórias serviram como sombras ou figuras ilustrativas do amor de Deus, da vida e da obra do Senhor Jesus. O Espírito Santo ajuda ao crente a compreender a Palavra de Deus guiando-os à Verdade (João 16:13).
Períodos e eventos principais:
Princípios - (Gênesis 1 a 11)
- A vida de Adão
- Queda e a corrupção humana
- Povos dispersos pelo mundo
Período Patriarcal - (Gênesis 12 a Deuteronômio 34)
- O chamado de Abraão
- A família de Jacó vai para o Egito
- Moisés e o êxodo do Egito
Período Teocrático - (Josué 1 a 1 Samuel 9)
- Entrada na terra prometida
- O líder Josué
- Liderança dos Juízes
Período Monárquico - (1 Samuel 10 a 2 Cônicas, profetas Isaías, Joel, Jonas, Oséias, Miquéias, Amós, Naum, Jeremias 1-38)
- Período do Reino Unido: Saul, Davi e Salomão
- Período dos reinos divididos: Reino de Israel e Reino de Judá
- Israel se afasta do Senhor, profecias e advertências
Período de dominação estrangeira - (Jeremias 39, Lamentações, Sofonias, Habacuque, Obadias, Daniel, Ezequiel)
- O cativeiro de Israel e de Judá
- Profecias e profetas
Período Pós-exílio - (Esdras, Ester, Neemias, Ageu, Zacarias, Malaquias)
- O regresso de Esdras e Neemias - reparação do muro
- Reconstrução do templo
- Últimos episódios da história do AT
Período de Intervalo entre AT e NT
- Império Persa
- Conquista grega de Alexandre Magno - gatilho para a tradução do AT para o grego
- Tradução da Septuaginta (250 a.C.) e livros apócrifos (escritos entre 300 a.C. e 4 d. C)
- Período dos Macabeus - rebeliões e independência
Período Romano - (Mateus a Apocalipse)
- História do NT
- Nascimento, vida e obra, morte e ressurreição de Jesus
- Igreja primitiva, obra dos apóstolos de Cristo
- Conversão de Paulo, viagens missionárias, prisão
- Jerusalém é destruída, fim do estado judaico
- Perseguição aos Cristãos
- Morte de João e fim da era apostólica
Revelação Progressiva:
As Sagradas Escrituras traduzem a revelação progressiva de Deus ao longo dos tempos. Gradualmente Deus promulgou a sua Lei divina:
- através da natureza (Salmos 19:1-6),
- na consciência humana (Romanos 2:15),
- nas tábuas de pedra (Êxodo 24:12),
- através do Antigo Testamento - Lei e os profetas (Romanos 15:4; João 1:45)
- por meio da encarnação da verdade, em Jesus Cristo, a Palavra viva (João 1:14),
- através de todas as Escrituras Sagradas, as quais compõem o texto escrito completo - AT e NT (1 Pedro 1:8-12),
- tem sido inscrita nos corações dos crentes (Hebreus 8:10)
- os cristãos por todo mundo declaram a Lei de Deus, como cartas vivas (2 Coríntios 3:2-3)
Visão geral da Narrativa Bíblica:
Podemos entender a Bíblia como uma grande narrativa que possui um enredo central e outras histórias secundárias que servem de imagens ou figuras para apontar para o núcleo principal: A grande história de Deus e seu amor pelos homens.
- O Deus único, todo poderoso (Pai, Filho e Espírito Santo) criou todo o universo para a sua glória. O clímax da Sua criação foi o ser humano, o único dos seres a quem Deus fez semelhante a Si mesmo, objetivando amar e manter comunhão com ele. Deus reina sobre toda a criação. O homem foi dotado de muitas capacidades e dons, sendo um deles a possibilidade de governar a terra e de expressar sua livre vontade.
- O homem decide rejeitar a Deus e à Sua Palavra. Ao desobedecer a Deus, o ser humano despreza todo o amor e comunhão que o seu criador lhe tinha proporcionado.
- Quando rejeitou a Deus, o homem aceitou a influência maligna e perdeu a sua conexão com o Pai, a fonte de vida, luz, verdade e amor. A partir daí, passou a viver à sua própria maneira, em constante erro, subjugado pelo mal. Perdeu o domínio próprio, já não pode liderar bem a terra, nem a sua própria vida.
- O homem agora é governado pelo pecado e, sem a vida de Deus, está sujeito à morte. Necessita de um Salvador. Cada vez mais degenerado, o homem tornou-se escravo do pecado. Por mais que tente, pelos seus próprios meios é incapaz de ter vida espiritual e se reconciliar com Deus. A morte é o seu destino certo.
- Mas Deus ama o homem e tem misericórdia da sua condição deplorável. Ele decide resgatar aos que confiam no seu amor leal e na Sua Palavra. Para isso, Ele envia o seu próprio Filho para morrer na cruz e perdoar os pecados.
- A Palavra viva se fez carne e habitou em nosso meio, vivendo como nós mas sem pecar. Ele sim, pôde satisfazer a Deus plenamente sem ofendê-lo. Jesus Cristo é solução de Deus para o problema insolúvel do homem. O próprio Rei dos reis veio restabelecer a comunhão entre Deus e os homens.
- A Bíblia Sagrada revela-nos o plano de salvação e o propósito de Deus para resgatar os perdidos. Por meio da Palavra de Cristo, o homem pode receber uma Nova Vida, pela fé. Se buscar conhecer e confiar na Verdade, será liberto da escravidão do pecado e poderá cumprir tudo que Jesus Cristo ensinou por meio das Escrituras.
- O homem precisa aceitar novamente o governo de Deus sobre a sua vida. Só assim poderá restabelecer a comunhão que existia no princípio de tudo e viver eternamente com o Senhor. Isso só irá acontecer se der ouvidos à Palavra de Deus e aceitar que ela dirija a sua vida, mediante a fé em obediência. Para alcançar a salvação é fundamental aceitar a obra redentora de Cristo e crer que a Palavra de Deus é a verdade. Ao recebê-la, a Palavra de Cristo passa a habitar no crente através do Espírito Santo.
Veja aqui: Os principais ensinamentos da Bíblia
A importância da Bíblia para a sua vida:
A sua relevância para a humanidade não é simplesmente histórica ou literária, mas principalmente espiritual, com repercussões eternas. A Bíblia é útil para nos ensinar como:
- Amar a Deus (Deuteronômio 6:4-9)
- Obter poder de Deus para ser salvo (Romanos 1:16)
- Ser limpos (ter o interior restaurado) através da Palavra (João 15:3)
- Ser corrigidos e instruídos na justiça (2 Timóteo 3:16-17)
- Ser advertidos através de modelos e diferentes experiências humanas (1 Coríntios 10:11)
Mas a principal utilidade das Sagradas Escrituras é dar-nos conhecimento da vida eterna e conduzir-nos, todos pecadores sem esperança, ao Senhor, Deus da Bíblia. Por meio dela podemos conhecer o caminho que conduz ao Pai, Jesus Cristo (João 14:6). E é pela fé que temos acesso à graça concedida em Jesus. Contudo, só podemos crer genuinamente, se recebermos (ouvir, ler, meditar, aprender) a Palavra de Deus:
Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.Romanos 10:17
Através da fé, conhecimento e prática da Bíblia também podemos alcançar outros inúmeros benefícios:
- Resistência contra o pecado (Salmos 119:11)
- Ser santificado (João 17:17)
- Obter libertação (João 8:32)
- Purificação para a vida (Salmo 119:9)
- Arma poderosa (Efésios 6:17)
- Ter esperança (Romanos 15:4)
Quando cremos na Bíblia Sagrada e fazemos dela a nossa única base de fé e prática, recebemos em Jesus não somente a vida eterna, mas também direção de Deus para a vida diária por meio do conhecimento da sua Palavra e da ação do Espírito Santo em nós.
Saiba mais sobre os Livros da Bíblia
Como podemos melhorar ainda mais?
Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário