Fonte: Templários de Maria
Nesta quinta-feira, o Cardeal Burke e Mons. Athanasius Schneider publicaram um documento exortando todos os católicos a participarem de uma Cruzada de Oração e Jejum pelo Sínodo da Amazônia durante quarenta dias, de 17 de setembro a 26 de outubro, às vésperas do encerramento do Sínodo: todos os dias dedicar pelo menos pelo menos uma dezena do rosário e fazer jejum uma vez por semana, de acordo com a tradição da Igreja, nestas intenções:
- Que durante a assembléia sinodal, os erros teológicos e heresias incluídos no Instrumentum Laboris NÃO SEJAM APROVADOS;
- Que, em particular, o Papa Francisco, no exercício do ministério petrino, CONFIRME seus irmãos na fé, com uma CLARA RECUSA DOS ERROS do Instrumentum Laboris e NÃO CONSINTA com a ABOLIÇÃO DO CELIBATO sacerdotal na Igreja Latina, com a introdução da prática de ordenação de homens casados, os chamados “viri probati”.
QUALQUER UM que souber da cruzada APÓS a data inicial, PODE OBVIAMENTE PARTICIPAR A QUALQUER MOMENTO.
O DOCUMENTO publicado destaca SEIS ERROS GRAVES e HERESIAS CONTIDOS NO Instrumentum Laboris, em suma:
- PANTEÍSMO IMPLÍCITO: o documento promove uma socialização PAGÃ da “Mãe Terra”, baseada na cosmologia das tribos amazônicas;
- SUPERSTIÇÕES PAGÃS como FONTES da Revelação Divina e “caminhos alternativos” para a salvação;
- DIÁLOGO INTERCULTURAL EM VEZ DE EVANGELIZAÇÃO;
- Uma CONCEPÇÃO ERRÔNEA da ORDENAÇÃO SACRAMENTAL, que POSTULA os ministros do culto de AMBOS OS SEXOS, para até mesmo realizar rituais xamânicos;
- Uma “ECOLOGIA INTEGRAL” que REBAIXA A DIGNIDADE HUMANA;
- Um COLETIVISMO TRIBAL que mina o caráter único da pessoa e sua liberdade.
Concluem: “Os ERROS TEOLÓGICOS e HERESIAS IMPLÍCITOS e EXPLÍCITOS contidos no Instrumentum Laboris da próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, são uma MANIFESTAÇÃO ALARMANTE DA CONFUSÃO, DO ERRO e DA DIVISÃO que AFLIGEM A IGREJA HOJE.
Ninguém pode justificar-se dizendo que NÃO FOI INFORMADO sobre a GRAVIDADE DA SITUAÇÃO e se eximiu do dever de tomar as ações apropriadas, por amor a Cristo e Sua vida conosco na Igreja.
Em particular, TODOS os membros do Corpo Místico de Cristo, diante de tal AMEAÇA À SUA INTEGRIDADE, DEVEM ORAR E JEJUAR PELO BEM ETERNO DE SEUS MEMBROS, que, por causa deste texto, correm o RISCO DE SEREM ESCANDALIZADOS, o que leva à CONFUSÃO, ERRO E DIVISÃO.
Além disso, TODO CATÓLICO, como verdadeiro SOLDADO DE CRISTO, É CHAMADO A SALVAGUARDAR e PROMOVER AS VERDADES DA FÉ e a DISCIPLINA com que essas verdades são HONRADAS NA PRÁTICA, para que a assembléia solene dos Bispos não traía a missão do Sínodo, que é “ajudar o pontífice romano com seus conselhos, para salvaguardar e aumentar a fé e a moral, observando e consolidando a disciplina eclesiástica” (can. 342) […].
Que Deus, através da intercessão de muitos missionários verdadeiramente católicos que evangelizaram os povos indígenas da América – incluindo São Toríbio de Mogrovejo e São José de Anchieta -, dos santos que os nativos americanos deram à Igreja – incluindo São Juan Diego e Santa Kateri Tekakwitha – e em particular pela intercessão da Virgem Maria, RAINHA DO SANTO ROSÁRIO, que DERROTA TODAS AS HERESIAS, para que os membros da próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos, para a Região Pan-Amazônica e o Santo Padre, estejam protegidos do perigo de aprovar erros e ambiguidades doutrinárias e de minar o domínio apostólico do celibato sacerdotal.
Raymond Leo Cardeal Burke
Bispo Athanasius Schneider
Bispo Athanasius Schneider
12 de setembro de 2019
Festa do Santíssimo Nome de Maria”
Festa do Santíssimo Nome de Maria”
Texto completo (com citações do Instrumentum Laboris e as devidas refutações com base no Magistério, traduzido do italiano):
Texto integral do documento que lança a “cruzada de oração e jejum” promovida pelo cardeal Raymond L. Burke e por Mons. Athanasius Schneider, bispo auxiliar de Astana (Cazaquistão), porque o Sínodo da Amazônia não aprova os erros e heresias contidos no Instrumentum Laboris.
Durante quarenta dias, de 17 de setembro a 26 de outubro, às vésperas do encerramento do Sínodo: todos os dias uma dúzia do Rosário dedicou a essa intenção e jejuou uma vez por semana, de acordo com a tradição da Igreja , para acompanhar com o coração e com a Igreja. Lembre-se deste evento que pode ter sérias repercussões na vida da Igreja. O documento destaca seis erros graves e heresias contidos no Instrumentum Laboris.
Leia aqui outros artigos sobre o Sínodo da Amazônia.
Uma cruzada de oração e jejum
Implorar a Deus que erro e heresia não pervertem o sínodo iminente dos bispos da região amazônica
Vários prelados e comentaristas leigos, bem como institutos leigos, alertaram que os autores do Instrumentum Laboris – publicado pela Secretaria do Sínodo dos Bispos e que servirão de base para a discussão na próxima Assembléia Especial da Região Pan – Amazônica – incluíram graves erros teológicos e heresias no documento.Convidamos, portanto, o clero católico e os leigos a participarem de uma cruzada de oração e jejum para implorar Nosso Senhor e Salvador, através da intercessão de sua Virgem Mãe, pelas seguintes intenções:que durante a assembléia sinodal os erros e heresias teológicos incluídos no
Instrumentum Laboris não são aprovados ;que, em particular, o Papa Francisco, no exercício do ministério petrino, pode confirmar seus irmãos na fé com uma clara recusa dos erros do Instrumentum laboris e não concorda com a abolição do celibato sacerdotal na Igreja Latina com a introdução da prática de ordenação de homens casados, os chamados ” viri probati “, ao Sacerdócio Sacerdócio.
Propomos uma cruzada de quarenta dias de oração e jejum para começar em 17 de setembro e terminar em 26 de outubro de 2019, às vésperas da conclusão da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Qualquer um que souber da cruzada após a data inicial pode obviamente participar a qualquer momento.
Durante esta cruzada, propomos orar todos os dias pelo menos uma dúzia do Santo Rosário e jejuar uma vez por semana pelas intenções mencionadas. Segundo a tradição da Igreja, o jejum consiste em consumir apenas uma refeição completa durante o dia, com a possibilidade de acrescentar mais duas refeições leves na escola. O jejum de pão e água é recomendado para quem é capaz de fazê-lo.
É nosso dever conscientizar os fiéis de alguns dos principais erros que estão se espalhando pelo Instrumentum Labori s. Como premissa, deve-se notar que o documento é longo e marcado por uma linguagem pouco clara, especialmente no que diz respeito ao depósito da fé ( depositum fidei ). Entre os principais erros, destacamos em particular o seguinte:
1. Panteísmo implícito
O Instrumentum Laboris promove uma socialização pagã da “Mãe Terra”, baseada na cosmologia das tribos amazônicas, implicitamente panteísta.
Os povos aborígines descobrem como todas as partes “são dimensões que existem constitutivamente em relação, formando um todo vital” (nº 21) e, portanto, convivem “com a natureza como um todo” (nº 18) e “em diálogo com os espíritos” ”(N ° 75); Sua vida e “bom viver” caracterizam-se pela “harmonia dos relacionamentos” com “a natureza, com os seres humanos e com o ser supremo” e com “as várias forças espirituais” (nº 12-13), coletado no “mantra” do Papa Francisco: “tudo está conectado” (n ° 25); As crenças e ritos dos “curandeiros idosos” (n ° 88-89) em relação à “divindade chamada de muitas maneiras” atuando com e em relação à natureza (n ° 25) “criam harmonia e equilíbrio entre os seres humanos e os cosmo ”(n ° 87); Portanto, devemos ouvir o grito de (nº 146), parar o extermínio de (nº 17) e viver em saudável harmonia com a “Mãe Terra” (nº 85).
Os povos aborígines descobrem como todas as partes “são dimensões que existem constitutivamente em relação, formando um todo vital” (nº 21) e, portanto, convivem “com a natureza como um todo” (nº 18) e “em diálogo com os espíritos” ”(N ° 75); Sua vida e “bom viver” caracterizam-se pela “harmonia dos relacionamentos” com “a natureza, com os seres humanos e com o ser supremo” e com “as várias forças espirituais” (nº 12-13), coletado no “mantra” do Papa Francisco: “tudo está conectado” (n ° 25); As crenças e ritos dos “curandeiros idosos” (n ° 88-89) em relação à “divindade chamada de muitas maneiras” atuando com e em relação à natureza (n ° 25) “criam harmonia e equilíbrio entre os seres humanos e os cosmo ”(n ° 87); Portanto, devemos ouvir o grito de (nº 146), parar o extermínio de (nº 17) e viver em saudável harmonia com a “Mãe Terra” (nº 85).
O Magistério da Igreja rejeita tal panteísmo implícito que é incompatível com a fé católica: “O calor da Mãe Terra, cuja divindade permeia toda a Criação, preenche a lacuna entre a Criação e o transcendente Deus-Pai do Judaísmo e do Cristianismo e elimina a perspectiva de ser julgado por este ser. Nesta visão de um universo fechado que contém “Deus” e outros seres espirituais junto conosco, reconhecemos um panteísmo implícito “(Conselho Pontifício para a Cultura e Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso”, Jesus Cristo, o portador da água viva: uma reflexão cristã sobre a ‘Nova Era ‘ ”, 2.3.1).
O Magistério da Igreja rejeita o panteísmo e o relativismo quando ensina:
“Eles tendem a relativizar doutrina religiosa em favor de uma visão de mundo expressa como um sistema de mitos e símbolos cobertos com a linguagem religiosa. Ainda mais, eles freqüentemente propõem um conceito panteísta de Deus que é incompatível com a Sagrada Escritura e a Tradição Cristã. Eles substituem a responsabilidade pessoal diante de Deus por nossas ações pelo senso de dever ao cosmos, revertendo, assim, o verdadeiro conceito de pecado e a necessidade de redenção por meio de Cristo “(João Paulo II,
Discurso aos Bispos dos Estados Unidos da América) ‘Iowa, Kansas, Missouri e Nebraska em sua visita “Ad Limina“, 28 de maio de 1993).
2. Superstições pagãs como fontes da Revelação Divina e caminhos alternativos para a salvação
O Instrumentum Laboris extrai de sua concepção panteísta implícita um conceito errado da Revelação Divina, afirmando essencialmente que Deus continua a se comunicar na história através da consciência dos povos e dos gritos da natureza. De acordo com essa perspectiva, as superstições pagãs das tribos amazônicas são uma expressão da Revelação divina, que merece uma atitude de diálogo e aceitação pela Igreja:
A Amazônia é um “lugar teológico” onde se vive a fé “ou a experiência de Deus na história”; é uma “fonte particular da revelação de Deus: lugares epifânicos” onde as “carícias de Deus” tornam-se “encarnadas na história” (n ° 19);A Igreja deve “descobrir a presença ativa e encarnada de Deus” na “espiritualidade dos povos originais” (nº 33), reconhecendo neles “outros caminhos” (nº 39), uma vez que o Espírito Criador “nutriu a espiritualidade dos estes povos durante séculos, mesmo antes do anúncio do Evangelho “(n ° 120), ensinando-lhes” a fé em Deus Pai-Mãe Criador “e” a relação viva com a natureza e a ‘Mãe Terra’ “, bem como” com os antepassados ”(N ° 121);Por meio do diálogo, a Igreja deve evitar impor “doutrinas petrificadas” (nº 38), “formulações de fé expressas por outras referências culturais” (nº 120) e uma “atitude corporativa que reserva a salvação exclusivamente para a crença”. (n ° 39); e ao fazê-lo, a Igreja estará a caminho “em busca de sua identidade em direção à unidade no Espírito Santo” (nº 40);O Magistério da Igreja rejeita a relativização da singularidade da revelação de Deus contida nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição, ensinando:”A Igreja sempre venerou as Escrituras divinas, como fez para o próprio Corpo de Cristo (…) Juntamente com a Tradição sagrada, sempre considerou e considera as Escrituras divinas como a regra suprema da fé; de fato, inspirados por Deus e escritos de uma vez por todas, eles comunicam imutável a palavra de Deus e fazem a voz do Espírito Santo ressoar nas palavras dos profetas e apóstolos. Portanto, é necessário que a pregação eclesiástica, como a própria religião cristã, seja nutrida e regulada pela Sagrada Escritura “(Vaticano II, Constituição Dogmática
A Amazônia é um “lugar teológico” onde se vive a fé “ou a experiência de Deus na história”; é uma “fonte particular da revelação de Deus: lugares epifânicos” onde as “carícias de Deus” tornam-se “encarnadas na história” (n ° 19);A Igreja deve “descobrir a presença ativa e encarnada de Deus” na “espiritualidade dos povos originais” (nº 33), reconhecendo neles “outros caminhos” (nº 39), uma vez que o Espírito Criador “nutriu a espiritualidade dos estes povos durante séculos, mesmo antes do anúncio do Evangelho “(n ° 120), ensinando-lhes” a fé em Deus Pai-Mãe Criador “e” a relação viva com a natureza e a ‘Mãe Terra’ “, bem como” com os antepassados ”(N ° 121);Por meio do diálogo, a Igreja deve evitar impor “doutrinas petrificadas” (nº 38), “formulações de fé expressas por outras referências culturais” (nº 120) e uma “atitude corporativa que reserva a salvação exclusivamente para a crença”. (n ° 39); e ao fazê-lo, a Igreja estará a caminho “em busca de sua identidade em direção à unidade no Espírito Santo” (nº 40);O Magistério da Igreja rejeita a relativização da singularidade da revelação de Deus contida nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição, ensinando:”A Igreja sempre venerou as Escrituras divinas, como fez para o próprio Corpo de Cristo (…) Juntamente com a Tradição sagrada, sempre considerou e considera as Escrituras divinas como a regra suprema da fé; de fato, inspirados por Deus e escritos de uma vez por todas, eles comunicam imutável a palavra de Deus e fazem a voz do Espírito Santo ressoar nas palavras dos profetas e apóstolos. Portanto, é necessário que a pregação eclesiástica, como a própria religião cristã, seja nutrida e regulada pela Sagrada Escritura “(Vaticano II, Constituição Dogmática
Dei Verbum , n ° 21).O Magistério da Igreja também afirma que existe apenas um Salvador, Jesus Cristo, e que a Igreja é seu único corpo místico e sua noiva:
“Em conexão com a singularidade e a universalidade da mediação salvífica de Jesus Cristo, a singularidade da Igreja que ele fundou deve ser firmemente acreditada como uma verdade da fé católica. Assim como existe apenas um Cristo, há apenas um Corpo Dele, apenas uma Noiva: “uma Igreja Católica e Apostólica”. Além disso, as promessas do Senhor de nunca abandonar sua Igreja (cf. Mt 16:18; 28,20) e guiá-la com o seu Espírito (cf. Jo 16:13) implicam que, de acordo com a fé católica, o nunca haverá falta de singularidade e unidade, como tudo o que pertence à integridade da Igreja “(Congregação para a Doutrina da Fé – Declaração
“Em conexão com a singularidade e a universalidade da mediação salvífica de Jesus Cristo, a singularidade da Igreja que ele fundou deve ser firmemente acreditada como uma verdade da fé católica. Assim como existe apenas um Cristo, há apenas um Corpo Dele, apenas uma Noiva: “uma Igreja Católica e Apostólica”. Além disso, as promessas do Senhor de nunca abandonar sua Igreja (cf. Mt 16:18; 28,20) e guiá-la com o seu Espírito (cf. Jo 16:13) implicam que, de acordo com a fé católica, o nunca haverá falta de singularidade e unidade, como tudo o que pertence à integridade da Igreja “(Congregação para a Doutrina da Fé – Declaração
Dominus Iesus sobre a singularidade e universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja, n # 16).
3. Diálogo intercultural em vez de evangelização
O Instrumentum Laboris contém a teoria errônea segundo a qual os aborígines já receberam uma revelação divina e que a Igreja Católica na Amazônia deve operar uma “conversão missionária e pastoral”, em vez de tentar introduzir uma doutrina e uma prática da verdade e da verdade. de bondade universal. O Instrumentum Laboris também afirma que a Igreja deve se enriquecer com os símbolos e ritos dos povos indígenas:
Uma “Igreja cessante” evita o risco de “propor uma solução de valor universal” ou a aplicação de “uma doutrina monolítica defendida por todos” (nº 110) e favorece a interculturalidade, por exemplo, “um enriquecimento mútuo dos culturas em diálogo “porque” o sujeito ativo da inculturação são os próprios povos indígenas “(nº 122);Além disso, a Igreja reconhece “a espiritualidade indígena como fonte de riqueza para a experiência cristã” e realiza “uma catequese que assume a linguagem e o significado das narrativas das culturas indígenas e afrodescendentes” (n ° 123);Ao compartilhar uns com os outros “suas experiências de Deus”, os crentes fazem “suas diferenças um incentivo para crescer e aprofundar sua fé” (No. 136).O Magistério da Igreja rejeita a ideia de que a atividade missionária é simplesmente um enriquecimento intercultural, ensinando:”As principais iniciativas com as quais os espalhadores do Evangelho, em todo o mundo, realizam a tarefa de pregá-lo e fundar a Igreja entre os povos e grupos humanos que ainda não acreditam em Cristo, são comumente chamadas de” missões “. (…) Um fim específico dessa atividade missionária é a evangelização e o fundamento da Igreja dentro dos povos e grupos humanos nos quais ela ainda não está enraizada. (…) O principal meio para esse fundamento é a pregação do Evangelho de Jesus Cristo “(Concílio Vaticano II, Decreto
Uma “Igreja cessante” evita o risco de “propor uma solução de valor universal” ou a aplicação de “uma doutrina monolítica defendida por todos” (nº 110) e favorece a interculturalidade, por exemplo, “um enriquecimento mútuo dos culturas em diálogo “porque” o sujeito ativo da inculturação são os próprios povos indígenas “(nº 122);Além disso, a Igreja reconhece “a espiritualidade indígena como fonte de riqueza para a experiência cristã” e realiza “uma catequese que assume a linguagem e o significado das narrativas das culturas indígenas e afrodescendentes” (n ° 123);Ao compartilhar uns com os outros “suas experiências de Deus”, os crentes fazem “suas diferenças um incentivo para crescer e aprofundar sua fé” (No. 136).O Magistério da Igreja rejeita a ideia de que a atividade missionária é simplesmente um enriquecimento intercultural, ensinando:”As principais iniciativas com as quais os espalhadores do Evangelho, em todo o mundo, realizam a tarefa de pregá-lo e fundar a Igreja entre os povos e grupos humanos que ainda não acreditam em Cristo, são comumente chamadas de” missões “. (…) Um fim específico dessa atividade missionária é a evangelização e o fundamento da Igreja dentro dos povos e grupos humanos nos quais ela ainda não está enraizada. (…) O principal meio para esse fundamento é a pregação do Evangelho de Jesus Cristo “(Concílio Vaticano II, Decreto
Ad Gentes , n ° 6).”Para a inculturação, a Igreja incorpora o Evangelho em diferentes culturas e, ao mesmo tempo, introduz os povos com suas culturas em sua própria comunidade; transmite seus valores a eles, assumindo o que é bom neles e renovando-os por dentro. Por sua parte, com a inculturação, a Igreja se torna um sinal mais compreensível do que é o instrumento mais eficaz da missão “(Papa João Paulo II, Encíclica
Redemptoris Missio , nº 52).
4. Uma concepção errônea da ordenação sacramental, que postula os ministros do culto de ambos os sexos para até mesmo realizar rituais xamânicos
Em nome da inculturação da fé e sob o pretexto da falta de padres para celebrar a Eucaristia com freqüência, o Instrumentum Laboris apóia a adaptação dos ministérios católicos ordenados aos costumes ancestrais dos aborígines, a concessão de ministérios oficiais às mulheres e os ordenação de líderes comunitários casados como padres de segunda classe, privados de parte de seus poderes ministeriais, mas capazes de realizar rituais xamânicos:
Dado que “o clericalismo não é aceito em suas diversas formas” (nº 127), “os critérios de seleção e preparação dos ministros autorizados a celebrar a Eucaristia” (nº 126) devem ser alterados, estudando a possibilidade da ordenação sacerdotal ” de idosos, preferencialmente indígenas, respeitados e aceitos por sua comunidade, embora já possam ter uma família estabelecida e estável “(nº 129), que mostra” outra maneira de ser igreja (…) sem censura, dogmatismo ou disciplina ritual ”(N ° 138);
Dado que nas culturas da Amazônia “a autoridade está em rotação”, seria apropriado “reconsiderar a idéia de que o exercício da jurisdição (poder do governo) deve estar conectado em todas as áreas (sacramental, judicial, administrativa) e em caminho permanente ao Sacramento da Ordem “(nº 127);A Igreja deve “identificar o tipo de ministério oficial que pode ser dado às mulheres” (nº 129);
Devemos reconhecer “os rituais e cerimônias indígenas” que “criam harmonia e equilíbrio entre os seres humanos e o cosmos” (nº 87), bem como os “elementos tradicionais que fazem parte dos processos de cura” realizados por “curandeiros idosos”. “(Nº 88), em que” rituais, símbolos e estilos comemorativos “devem ser integrados” no ritual litúrgico e sacramental “(nº 126).O Magistério da Igreja rejeita essas práticas e as idéias subjacentes, ensinando:
“O sacerdócio ministerial difere essencialmente do sacerdócio comum dos fiéis, porque confere um poder sagrado ao serviço dos fiéis. Os ministros ordenados exercem seu serviço ao povo de Deus através do ensino ( munus docendi ), adoração divina (munus liturgicum ) e governança pastoral ( munus regendi ) “(Catecismo da Igreja Católica , nº 1592).”Cristo, o único filho do Pai, em virtude de sua própria encarnação, é constituído mediador entre o céu e a terra, entre o Pai e a raça humana. Em plena harmonia com esta missão, Cristo permaneceu por toda a vida no estado de virgindade, o que significa dedicação total ao serviço de Deus e dos homens. Essa profunda conexão entre a virgindade e o sacerdócio em Cristo se reflete naqueles que têm o destino de participar da dignidade e missão do eterno Mediador e Sacerdote, e essa participação será ainda mais perfeita, mais o ministro sagrado estará livre dos laços de carne e sangue (…) O celibato consagrado dos ministros sagrados manifesta o amor virginal de Cristo pela Igreja e a fecundidade virginal e sobrenatural dessa união,
Sacerdotalis Caelibatus , n.os 21 e 26).”A vontade da Igreja encontra sua motivação final no vínculo que o celibato tem com a ordenação sagrada, que configura o sacerdote a Jesus Cristo Cabeça e Esposa da Igreja. A Igreja, como a Noiva de Jesus Cristo, quer ser amada pelo sacerdote da maneira total e exclusiva em que Jesus Cristo Cabeça e Cônjuge a amavam. O celibato sacerdotal, portanto, é um dom de si mesmo e com Cristo para sua Igreja e expressa o serviço do sacerdote à Igreja em e com o Senhor “(Papa João Paulo II, Exortação Apostólica
Pastores dabo vobis , n ° 29).”A ordenação sacerdotal, através da qual o ofício que Cristo confiou aos seus apóstolos é transmitido para ensinar, santificar e governar os fiéis, sempre foi exclusivamente reservada aos homens na Igreja Católica. (…) O fato de Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, não ter recebido a missão própria dos apóstolos, nem o sacerdócio ministerial mostra claramente que a não admissão de mulheres na ordenação sacerdotal não pode significar sua menor dignidade ou discriminação contra eles. (…) Para tirar qualquer dúvida sobre um assunto de grande importância, que pertence à constituição divina da própria Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cf. Lc 22, 32),
Ordinatio Sacerdotalis , n.os 1, 3 e 4).
5. Uma “ecologia integral” que rebaixa a dignidade humana
Em harmonia com suas implícitas visões panteístas, o Instrumentum Laboris relativiza a antropologia cristã – que reconhece a pessoa humana como criada à imagem de Deus e, portanto, como o ápice da criação material (Gn 1, 26-31) – e, em vez disso, considera: ‘ser humano como um elo simples na cadeia ecológica da natureza, vendo o desenvolvimento socioeconômico como uma agressão à “Mãe Terra”.
“Um aspecto fundamental da raiz do pecado do ser humano reside em desapegar-se da natureza e não reconhecê-lo como parte de si mesmo, explorando-o sem limites” (n ° 99);”Um novo paradigma da ecologia integral” (nº 56) deve basear-se na “sabedoria dos povos indígenas” e em sua vida cotidiana que nos ensina “a nos reconhecermos como parte do bioma” (nº 102), “parte dos ecossistemas “(N. 48),” parte da natureza “(n. 17);O Magistério da Igreja rejeita a idéia de que os seres humanos não possuem uma dignidade única acima do restante da criação material e que o progresso tecnológico está vinculado ao pecado, ensinando:”Deus também dá aos homens o poder de participar livremente de sua providência, confiando-lhes a responsabilidade de” subjugar “a terra e dominá-la. Deste modo, Deus dá aos homens o dom de serem inteligentes e livres para completar a obra da criação, aperfeiçoando sua harmonia, para o bem e para o bem do próximo “( Catecismo da Igreja Católica , nº 307).
“Um aspecto fundamental da raiz do pecado do ser humano reside em desapegar-se da natureza e não reconhecê-lo como parte de si mesmo, explorando-o sem limites” (n ° 99);”Um novo paradigma da ecologia integral” (nº 56) deve basear-se na “sabedoria dos povos indígenas” e em sua vida cotidiana que nos ensina “a nos reconhecermos como parte do bioma” (nº 102), “parte dos ecossistemas “(N. 48),” parte da natureza “(n. 17);O Magistério da Igreja rejeita a idéia de que os seres humanos não possuem uma dignidade única acima do restante da criação material e que o progresso tecnológico está vinculado ao pecado, ensinando:”Deus também dá aos homens o poder de participar livremente de sua providência, confiando-lhes a responsabilidade de” subjugar “a terra e dominá-la. Deste modo, Deus dá aos homens o dom de serem inteligentes e livres para completar a obra da criação, aperfeiçoando sua harmonia, para o bem e para o bem do próximo “( Catecismo da Igreja Católica , nº 307).
6. Um coletivismo tribal que mina o caráter único da pessoa e sua liberdade
Segundo o Instrumentum Laboris , uma “conversão ecológica” integral inclui a adoção do modelo social coletivo das tribos indígenas, no qual a personalidade individual e sua liberdade são prejudicadas:
“O conceito de sumak kawsay [‘bom viver’] foi moldado pela sabedoria ancestral dos povos e nações indígenas. É uma palavra mais testada e testada, mais antiga e mais atualizada, que propõe um estilo de vida comunitário em que todos sentem, PENSAM e agem da mesma maneira, como um fio que suporta, envolve e protege, como um poncho de cores diferentes ”( Apelo “ O Grito de Sumak Kawsay na Amazônia ” , nota 5 do No. 12);”A vida na Amazônia é integrada e unida ao território, não há separação ou divisão entre as partes. Essa unidade inclui toda a existência: trabalho, descanso, relações humanas, rituais e celebrações. Tudo é compartilhado, os espaços privados – típicos da modernidade – são mínimos. A vida é uma jornada comunitária em que tarefas e responsabilidades são divididas e compartilhadas de acordo com o bem comum. Não há lugar para a ideia de um indivíduo separado da comunidade ou de seu território “(n ° 24).
O Magistério da Igreja rejeita essas opiniões, ensinando:
“A pessoa humana deve sempre ser entendida em sua singularidade irrepetível e ineliminável. De fato, o homem existe, antes de tudo, como subjetividade, como centro de consciência e liberdade, cuja vicissitude única e sem paralelo expressa sua irredutibilidade a qualquer tentativa de forçá-lo a padrões ou sistemas de pensamento ideológico ou ideológico. menos “(
“A pessoa humana deve sempre ser entendida em sua singularidade irrepetível e ineliminável. De fato, o homem existe, antes de tudo, como subjetividade, como centro de consciência e liberdade, cuja vicissitude única e sem paralelo expressa sua irredutibilidade a qualquer tentativa de forçá-lo a padrões ou sistemas de pensamento ideológico ou ideológico. menos “(
Compêndio de Doutrina Social da Igreja , nº 131).”O homem aprecia corretamente a liberdade e a busca apaixonadamente: ele deseja e deve formar e orientar, por livre e espontânea vontade, sua vida pessoal e social, assumindo responsabilidade pessoal por ela ( Veritatis Splendor , 34). A liberdade, de fato, não apenas permite ao homem mudar convenientemente o estado das coisas externas a ele, mas determina o crescimento de seu ser pessoa, através de escolhas conformes ao verdadeiro bem ( Catecismo da Igreja Católica , n. 1733): neste assim, o homem se gera, é o pai de seu próprio ser (Gregório de Nissa, De vita Moysis ) constrói a ordem social ( Centesimus Annus , 13) “( Compêndio da Doutrina Social da Igreja , nº 135).conclusão
Os erros e heresias implícitos e explícitos teológicos contidos no Instrumentum Laboris da próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, são uma manifestação alarmante da confusão, do erro e da divisão que afligem a Igreja hoje. Ninguém pode justificar-se dizendo que não foi informado sobre a gravidade da situação e se eximiu do dever de tomar as ações apropriadas por amor a Cristo e sua vida conosco na Igreja. Em particular, todos os membros do Corpo Místico de Cristo, diante de tal ameaça à sua integridade, devem orar e jejuar pelo bem eterno de seus membros, que, por causa deste texto, correm o risco de serem escandalizados, o que leva à confusão, erro e divisão.
Além disso, todo católico, como verdadeiro soldado de Cristo, é chamado a salvaguardar e promover as verdades da fé e a disciplina com que essas verdades são honradas na prática, para que a assembléia solene dos Bispos não trai a missão do Sínodo, que é “ajudar o pontífice romano com seus conselhos para salvaguardar e aumentar a fé e a moral, observando e consolidando a disciplina eclesiástica” ( pode 342). Em 13 de outubro de 2019, durante a assembléia sinodal, será realizada a Canonização do Beato Cardeal John Henry Newman.
Que o Santo Padre e todos os membros da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-Amazônica ouçam e aceitem os seguintes ensinamentos luminosos deste novo Santo da Igreja, que alertou contra erros teológicos semelhantes aos erros da Igreja. a Canonização do Beato Cardeal John Henry Newman será realizada. Que o Santo Padre e todos os membros da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-Amazônica ouçam e aceitem os seguintes ensinamentos luminosos deste novo Santo da Igreja, que alertou contra erros teológicos semelhantes aos erros da Igreja. a Canonização do Beato Cardeal John Henry Newman será realizada. Que o Santo Padre e todos os membros da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos da Região Pan-Amazônica ouçam e aceitem os seguintes ensinamentos luminosos deste novo Santo da Igreja, que alertou contra erros teológicos semelhantes aos erros da Igreja. Instrumentum Laboris mencionado acima:
“Na época, credos particulares, religiões fantasiosas, podem ser vistosas e impressionantes para muitos; as religiões nacionais podem ficar imensas e sem vida, bagunçar o solo por séculos, distrair a atenção ou confundir o julgamento dos eruditos; mas, a longo prazo, descobrirá que ou a religião católica é de fato, de fato, a chegada do mundo invisível nisto, ou que não há nada positivo, nada dogmático, nada real, em nenhuma de nossas noções sobre de onde nós vamos e para onde vamos “( Discursos para Congregações Mistas , XIII).
“Nunca a Santa Igreja teve maior necessidade do que alguém que se oporia [ao espírito do liberalismo na religião] quando, infelizmente! agora é um erro que se estende como uma armadilha mortal por toda a terra; … O liberalismo no campo religioso é a doutrina de que não há verdade positiva na religião, mas um credo é tão bom quanto outro, e é uma crença de que todos os dias adquire mais crédito e força. É contra qualquer reconhecimento de uma religião como verdadeira. Ensina que todos devem ser tolerados, porque para todos eles é uma questão de opiniões. A religião revelada não é uma verdade, mas um sentimento e uma preferência pessoal; não é um fato objetivo ou milagroso; e é direito de todo indivíduo fazê-la dizer tudo o que mais impressiona sua imaginação. A devoção não é necessariamente baseada na fé. Você pode participar de igrejas protestantes e igrejas católicas, sentar à mesa de ambas e não pertencer a nenhuma. Você pode confraternizar e ter pensamentos e sentimentos espirituais em comum, sem se perguntar o problema de uma doutrina comum ou sentir a necessidade “(Discurso de Ingresso , 12 de maio de 1879).
Que Deus, através da intercessão de muitos missionários verdadeiramente católicos que evangelizaram os povos indígenas da América – incluindo San Toribio de Mogrovejo e San José de Anchieta -, dos santos que os nativos americanos deram à Igreja – incluindo San Juan Diego e Santa Kateri Tekakwitha – e em particular pela intercessão da Virgem Maria, rainha do Santo Rosário, que derrota todas as heresias, para que os membros da próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica e o Santo Padre estejam protegidos do perigo de aprovar erros e ambiguidades doutrinárias e de minar o domínio apostólico do celibato sacerdotal.
Raymond Leo Cardeal Burke
Bispo Athanasius Schneider
Bispo Athanasius Schneider
12 de setembro de 2019
Festa do Santíssimo Nome de Maria
Festa do Santíssimo Nome de Maria
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