“MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO, E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA”
(Palavras proferidas por Jesus aos discípulos por ocasião de sua ascensão, conforme registrado por Lucas em ATOS 1:8.).
“VÓS SOIS O SAL DA TERRA; ORA, SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO, COMO LHE RESTAURAR O SABOR? PARA NADA MAIS PRESTA SENÃO PARA, LANÇADO FORA, SER PISADO PELOS HOMENS. VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO. NÃO SE PODE ESCONDER A CIDADE EDIFICADA SOBRE O MONTE; NEM SE ACENDE UMA CANDEIA PARA COLOCÁ-LA DEBAIXO DO ALQUEIRE, MAS NO VELADOR, E ALUMIA A TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NA CASA. ASSIM BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (Palavras proferidas por Jesus aos seus discípulos no sermão do Monte e registradas por Mateus no capítulo 5, versículos 13 a 16).
Introdução
Testemunha é alguém que sabe da ocorrência de um fato e é convocada para falar sobre ele. O Senhor Jesus Cristo afirma que somos suas testemunhas. Geralmente perdemos de vista que as orientações dadas por Jesus aos seus discípulos foram feitas para que eles continuassem a obra iniciada por Ele. Também temos dificuldades em compreender que hoje ser membro de uma igreja local é o mesmo que ser discípulo de Jesus.
Através de uma figura jurídica Lucas no livro de Atos, ao registrar as palavras ditas por Jesus nos ensina como é central a pessoa de Cristo não apenas na realização da nossa salvação, mas também em nossa caminhada terrena. Jesus afirma que somos testemunhas dele. “Recebereis poder e sereis “MINHAS TESTEMUNHAS”. E Mateus ao registrar parte do sermão do monte proferido por Jesus através de figuras bem conhecidas nos ajuda a entender o que significa ser testemunha de Jesus.
I - SER TESTEMUNHA DE JESUS REVELA AO MUNDO A IDENTIDADE QUE QUEM É SEU DISCÍPULO.
Em Mateus 5:1-12 Jesus descreve o coráter de seus discípulos, através de definições que os diferem inteiramente de todas as outras pessoas, e nos versículos 13 a 15 desse mesmo capítulo Ele os define como sendo "SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO". Apenas os discípulos de Jesus e ninguém mais possuem essa identidade. Isso tudo mostra a distinção e a missão especial dada à Igreja de Cristo na terra. A característica distintiva da Igreja de Jesus é a sua influência no mundo, pois ela possui uma identidade que é exclusiva das pessoas que receberam a nova vida em Cristo. É necessário que estejamos conscientes de que somos diferentes quanto à nossa natureza, para que possamos através do nosso testemunho lutar por uma sociedade melhor. “NÃO HÁ ÁRVORE BOA QUE DÊ MAU FRUTO; NEM TAMPOUCO ÁRVORE MÁ QUE DÊ BOM FRUTO” (Lucas 6:43). Nossa identidade cristã é revelada por nossos atos. “POIS SOMOS FEITURA DELE, CRIADOS EM CRISTO JESUS PARA BOAS OBRAS, AS QUAIS DEUS DE ANTEMÃO PREPAROU PARA QUE ANDÁSSEMOS NELAS”, Paulo aos Efésios 2:10. Somos “SAL” e “LUZ”, porque somos filhos de Deus, discípulos de Jesus, portanto, defendemos as causas que Deus defende. Não podemos nos omitir em nosso testemunho. Ele revela quem realmente somos.
II- SER TESTEMUNHA DE JESUS AJUDA A MUDAR OS RUMOS DA SOCIEDADE NÃO CRISTÃ.
A obra feita por Jesus, em cumprimento ao eterno decreto de Deus mudou a terrível situação da humanidade perdida: “O POVO QUE JAZIA EM TREVAS VIU GRANDE LUZ, E AOS QUE VIVIAM NA REGIÃO E SOMBRA DA MORTE RESPLANDECEU-LHES A LUZ” (Mateus 4:16) .O testemunho do discípulo no lugar onde ele se encontra ajuda a modificar ou transformar o comportamento da sociedade não cristã. Como seguidores de Jesus somos “LUZ DO MUNDO” porque trazemos conosco a, Luz que é Cristo. Através do nosso testemunho o processo de apodrecimento é reduzido. Nosso compromisso como discípulos de Jesus é o de preservar a sociedade de sua ruína moral e espiritual. Devemos viver uma vida de não conformação com os padrões de uma sociedade não cristã. Quando Paulo e Silas passaram por Tessalônica os judeus os classificaram como aqueles que têm “transtornado o mundo” (Atos 17:6). O testemunho ajuda a melhorar os rumos da sociedade. Como discípulos de Jesus e suas testemunhas, devemos colocar em prática os ensinos da Bíblia em todos os aspectos e circunstâncias da vida. Quer seja pela maneira que exercemos nossa profissão, administramos os bens que Deus coloca em nossas mãos, a forma como nos relacionamos com as outras pessoas, sendo elas cõnjuges, filhos, pais, empregados, patrões, etc. O que seria do mundo sem a presença da Igreja de Cristo? Ela preserva a vida e ilumina o ambiente onde está.
III - SER TESTEMUNHA DÁ AOS NÃO CRISTÃOS A OPORTUNIDADE DE CONHECEREM A DEUS
No sermão do monte Jesus ensina que o testemunho de seus discípulos pode levar as pessoas a glorificarem a Deus: “ASSIM BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS” (Mateus 5:16). Pelo nosso testemunho as pessoas conhecerão a Deus. Paulo fala que somos cartas de Cristo! O testemunho corajoso de Sadraque, Mesaque e Abede-nego foi decisivo para que Nabucodonosor, rei da Babilônia glorificasse a Deus “FALOU NABUCODONOSOR E DISSE: BENDITO SEJA O DEUS DE SADRAQUE, MESAQUE A ABEDE-NEGO, QUE ENVIOU O SEU ANJO E LIVROU OS SEUS SERVOS, QUE CONFIARAM NELE, POIS NÃO QUISERAM CUMPRIR A PALAVRA DO REI, PREFERINDO ENTREGAR O SEU CORPO, A SERVIREM E ADORAREM A QUALQUER OUTRO DEUS, SENÃO AO SEU DEUS. PORTANTO, FAÇO UM DECRETO PELO QUAL TODO POVO, NAÇÃO E LÍNGUA QUE DISSER BLASFÊMIA CONTRA O DEUS DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO SEJA DESPEDAÇADO, E AS SUAS CASAS SEJAM FEITAS MONTURO; PORQUE NÃO HÁ OUTRO DEUS QUE POSSA LIVRAR COMO ESTE. ENTÃO O REI FEZ PROSPERAR A SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO NA PROVÍNCIA DA BABILÔNIA” (Daniel 3:28-30). Isso também aconteceu com Dario, rei dos Medos e Persas, através do testemunho de Daniel: “FAÇO UM DECRETO PELO QUAL, EM TODO DOMÍNIO DO MEU REINO, OS HOMENS TREMAM E TEMAM PERANTE O DEUS DE DANIEL, PORQUE ELE É O DEUS VIVO E QUE PERMANECE PARA SEMPRE; O SEU REINO NÃO SERÁ DESTRUÍDO, E O SEU DOMÍNIO NÃO TERÁ FIM. ELE LIVRA, E SALVA, E FAZ SINAIS E MARAVILHAS NO CÉU E NA TERRA; FOI ELE QUEM LIVROU A DANIEL DO PODER DOS LEÕES. DANIEL, POIS, PROSPEROU NO REINADO DE DARIO E NO REINADO DE CIRO, O PERSA” (Daniel 6:26-28).
Se o sal perder o sabor e a luz o brilho que proveito isso terá? Nenhum. Tornam-se inúteis, não cumprindo sua função. O mundo permanecerá na podridão e nas trevas, caso os discípulos de Jesus deixem de cumprir sua missão no mundo. Para que as pessoas conheçam a Deus a Igreja precisa desempenhar a sua função de sal e luz.
SER TESTEMUNHA REVELA A IDENTIDADE DO DISCÍPULO DE JESUS, AJUDA A MUDAR A SOCIEDADE E DÁ AOS ÍMPIOS A OPORTUNIDADE DE CONHECEREM A DEUS.
“UMA LANTERNA NA LUZ DO SOL E O SAL DENTRO DO SALEIRO NÃO TÊM SERVENTIA ALGUMA”.
HÁ MUITOS CRISTÃOS QUE NÃO SE ENVERGONHAM DO EVANGELHO, MAS ENVERGONHAM O EVANGELHO.
SOMOS VERDADEIRAS TESTEMUNHAS DE JESUS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário