"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
Carta aos Gálatas 5,1-6.
Irmãos: Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou.
Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da
escravidão.
Sou eu, Paulo, que vos digo: Se vos fizerdes circuncidar, Cristo de nada vos servirá. De novo asseguro a todo o homem que se faz circuncidar: fica obrigado a cumprir toda a Lei de Moisés. Vós os que procurais a justificação por essa Lei, separastes-vos de Cristo e perdestes a graça de Deus. Nós, porém, é pelo Espírito Santo, em virtude da fé, que esperamos alcançar a justificação. Porque em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão tem qualquer valor, mas só a fé, que atua pela caridade. Livro de Salmos 119(118),41.43.44.45.47.48.
Desça sobre mim a vossa bondade,
salvai-me segundo a vossa promessa. Não me tireis da boca a palavra da verdade, porque eu espero nos vossos juízos. Quero cumprir fielmente a vossa lei, agora e para sempre. Andarei seguro no meu caminho, porque busquei os vossos preceitos. Ponho as minhas delícias nos vossos mandamentos, porque muito os amo. Estendo as mãos para os vossos mandamentos e medito nos vossos decretos. Evangelho segundo S. Lucas 11,37-41.
Naquele tempo, depois de Jesus ter falado, um fariseu convidou-O
para comer em sua casa. Jesus entrou e tomou lugar à mesa.
O fariseu admirou-se, ao ver que Ele não tinha feito as abluções antes de comer. Disse-lhe o Senhor: «Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. Insensatos! Quem fez o interior não fez também o exterior? Dai antes de esmola o que está dentro e tudo para vós ficará limpo».
«Limpais o exterior.
[...] Quem fez o interior não fez também o exterior?»
Com efeito, acontece frequentemente, por uma razão humana ou procedente do tentador, deixarmo-nos levar pelo pensamento para aquilo que é só aparência de piedade e que, aos olhos de Deus, não merece de maneira nenhuma a recompensa prometida à virtude. É que há coisas que podem apresentar o aspeto de verdadeiras virtudes, como também de vícios, e enganar os olhos do coração. Pelas suas seduções, podem perturbar a visão da nossa inteligência ao ponto de muitas vezes lhe fazer tomar por um bem realidades que realmente são más, e inversamente, levá-la a ver um mal onde, na verdade, não existe. É um aspeto da nossa miséria e da nossa ignorância que muito precisamos de deplorar e grandemente de temer. [...] Quem pode verificar se os espíritos procedem de Deus a não ser que tenha recebido de Deus o discernimento dos espíritos? [...] Este discernimento é a fonte de todas as virtudes. |
SALVE DEUS! FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES. COMAM E BEBAM; A MESA ESTÁ POSTA! SALVE DEUS
terça-feira, 11 de outubro de 2016
EVANGELHO QUOTIDIANO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário