Mentir caracteriza e comprova a intensa imaturidade do comportamento humano. Há estudos que comprovam que as pessoas mentem o tempo todo, na maioria dos casos para ser conveniente, para resolver ou sair de uma situação acabam apelando para a mentira.
Jesus disse: “Seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus, 5:37).
Esta fala de Jesus quer dizer que a mentira desabrocha e faz o indivíduo chegar as faixas mais escuras do comportamento humano, e que tem consequências danosas para a pessoa que mente. Sendo mais simples falar sim ou não, para não se enrolar cada vez mais nas teias das mentiras e causar danos a si mesmo e aos outros. Temos que ser o mais corretos possível no falar, sem medo de ser deselegante falando a verdade. Deselegante é mentir.
A mentira desajusta o psiquismo, e coloca o ser humano no mesmo nível dos espíritos perturbadores, perturbados e inferiores, assim o indivíduo fica vulnerável a eles. Pois, mentir nos aprisionam nas baixas vibrações. Nisto, imaginemos a situação das pessoas que mentem todos os dias, e algumas vezes mentem sem ter consciência, ou nem admitem para si mesmas que estão mentindo, ou até mesmo mentem por mania. Mentir é usar as palavras inconsequentemente. A partir do que vamos evoluindo, aprendemos a desnecessidade das mentiras e passamos a não mais entende-las, a não mais usá-las.
Richard Simonetti afirma que, se a mentira fosse eliminada, seria eliminado a maior parte dos males do Mundo, porquanto eles estão associados à mentira. Sem a mentira não haveria adultério, corrupção, demagogia, desonestidade, especulação, estelionato... A lista iria longe.
Muitos relacionamentos de todos os tipos são baseados em mentiras, formando desafetos. Muitas vezes usa-se palavras falsas, com a intenção de não ferir o outro, ou mentem para enganar, no entanto, estão enganando a si mesmas e não aos outros. Pois, tudo é energia, o que pensamos e o que falamos também, nisto tudo o que pensamos fica pairando à nossa volta, e não temos consciência que ficamos absorvendo o tempo todo essas impressões boas ou ruins, tanto nós quanto as demais pessoas ao redor. A mentira não engana ninguém, pelo fato que pensamentos são vibrações, quando pensamos emitimos os pensamentos como frequência e ficam pairando no ar, e as pessoas o capta.
Necessitamos praticar a verdade, para irmos nos libertando das nossas inferioridades, é preciso coragem para assumirmos nossas limitações e falhas que carregamos, e é preciso assumir as responsabilidades pelos pensamentos, palavras e atos que se comete. Pessoas que mentem ouvem muito e não aprendem nada. Se por acaso não tiver nada de bom, de útil ou de verdadeiro para falar, não fale nada. É melhor ficar calado do que falar mentiras ou coisas insinceras.
Ser amigável não significa ser o tempo todo bajulador, e tentar agradar o outro todo o tempo, quando gostamos verdadeiramente somos capazes de dizer não e de falar a verdade, é sermos sinceros com nós mesmos primeiramente e com o próximo. Não vamos manipular nossos pensamentos, sentimentos e emoções, sejamos leais a nós mesmos, e consequentemente seremos leais com os demais. Se a pessoa se aborrece com a verdade, vamos saber que tal pessoa não costuma fazer análise da sua própria consciência.
Não vamos permitir que sejamos contaminados com e por sentimentos, palavras e pensamentos inferiores. Falemos sempre a verdade, mesmo que ela não seja bem vinda. Fale a verdade que vem do coração. A verdade apenas é. Vamos escolher as palavras para edificar e não para fazer mal. Vamos ousar falando a verdade, vamos ousar em ser verdadeiros. A verdade cura, a verdade liberta, a verdade não precisa usar máscaras, ou parecer ser o que não é, como a mentira. A verdade é profundamente simples, por ser única.
Nenhum comentário:
Postar um comentário