O auto-conhecimento é ferramenta suficiente para que saibamos quais são as causas dos absurdos que fazemos?
Num tópico, que não consigo mais encontrar, o amigo Vinicius disse: Acredito que a resposta ao "como fazer", que o amigo lconforjr tanto questiona, está no auto-conhecimento.
Conf: olá, Vinicius, se o amigo acredita que a resposta está no auto-conhecimento, com certeza é porq já comprovou isso. Assim, vou lhe fazer a mesma pergunta que fiz a outro amigo nosso: vc, meu amigo, já encontrou, por meio de seu auto-conhecimento, a resposta a esta pergunta que é fundamental para que se entenda a doutrina: “qual é a causa de um ser bom e outro ser mau?”.
Se já encontrou, por favor, diga onde, que todos nós precisamos conhecê-la! Pois, se não a conhecermos, jamais vamos entender a doutrina e nem a vida! E esse conhecimento é muito importante para todos nós, pois tudo na vida gira em torno do bem e do mal; tudo que construímos e destruímos, os ensinamentos da codificação e das escrituras, as doutrinas religiosas, as alegrias e os sofrimentos, a felicidade e a infelicidade, o aperfeiçoamento moral etc, giram em torno deles, concorda?
Vinicius: Se nós não soubermos quais falhas dentro de nós precisamos corrigir, quem irá saber?
Conf: mas, meu jovem, como vamos evitar de cair e recair nas mesmas falhas ou causas que nos levaram a cometer já tantos erros, se nem mesmo sabemos quais são elas? Afinal, Vinicius, quais são, para vc, as causas que fazem que uns sejam bons e que outros sejam maus? Já usou seu auto-conhecimento para conhecê-las? Se já as conhece, por favor, nos ensine quais são para que, conhecendo-as, possamos evitar de cair e tornar a cair nelas!!
Vinicius:... a correção, compete a cada um de nós. Vou dar um exemplo. Fulano X tem o vício da bebida. De que forma ele conseguirá se livrar desse vício? A única forma de se livrar completamente, é entender a causa do vício...
Conf: como já sabemos, muitos só sabem ensinar “o que fazer”, mas absolutamente ninguém e nada sabe ensinar o “como fazer”. Assim, do mesmo modo que muitos, vc apenas ensina “o que fazer”: entender a causa de seus vícios... Mas, meu amigo, “como fazer” isso? “Como fazer” para entender a causa de sermos viciados na bebida, nos jogos de azar, na pedofilia, nas drogas, nos estupros?
“Como fazer” para entender as causas que nos fazem ser maus, egoístas, orgulhosos, criminosos, cobiçosos, ambiciosos, de praticarmos tantos atos imorais, de termos pensamentos, sentimentos e desejos maus e, em consequência, de escolhermos tantas vezes fazer o mau, em vez de escolher fazer o bem?!
Meu amigo, vc sabe a causa de vc ser egoísta, ou cheio de pensamentos e procedimentos bixos ou maus? Se vc sabe, porq vc ainda possui imperfeições, se pode se desfazer delas? Porq é que vc, eu, e bilhões de irmãos, estamos habitando um mundo de sofrimentos desesperadores?
Vinicius:... e isso apenas o Fulano X irá saber, ao olhar para dentro de si, analisar o seu passado e descobrir em que momento esse vício tomou conta, e se foi causado por uma decepção amorosa, por conflitos familiares, por problemas profissionais, mil possibilidades. Ele não tem outro meio de descobrir as respostas se não for dessa forma. A partir daí, ele terá novos meios de se livrar, pois o seu auto-conhecimento o proporcionará a libertação. É ensinamento comum de todos os grandes mestres: conheça a verdade e ela te libertará.
Conf: meu amigo, vc, pelo seu auto-conhecimento, já consegue analisar seu passado, um passado que pode vir de milhões de anos atrás, desde os nossos mais remotos ancestrais e das causas que lhes deram origem? Qdo muito, nós conseguimos, se nossa memória for “infalível”, analisar nosso passado nesta mesma encarnação!
Ninguém possui a capacidade de penetrar nos segredos de nossas vidas anteriores, sobretudo se, como a doutrina afirma, Deus faz que comecemos uma nova vida esquecidos de nosso passado!
Vou lhe dar um exemplo do que lhe disse: aquele homem que sempre está embriagado, sempre agressivo e iniciando conflitos, acaba de matar um outro homem. Todos que o conhecem pensarão ou dirão: “ele é assim mesmo, sempre se envolvendo em conflitos, sempre embriagado e agressivo; precisa ir para a cadeia pois lá é o lugar em que ele deve estar para não mais cometer os absurdos que sempre está cometendo!”... Pronto... o julgamento está feito!! Mas, na verdade, esse é apenas um falso julgamento, pois ninguém conhece as causas verdadeiras de ele ser assim! Quem é que tem a capacidade ou faculdade, o poder, de penetrar no passado, nesses milhões de anos ou séculos que já se passaram? Quem é que conhece as causas de esse homem estar sempre embriagado, agressivo e tão desequilibrado mentalmente, ao ponto de matar um semelhante e enfrentar o julgamento de Deus e o julgamento dos homens?
Vinicius disse: Amigo lconfrj, gostaria de perguntar por quê você não considera o auto-conhecimento como ferramenta suficiente do "como fazer", pois já o vi questionar a mesma coisa e os amigos que lhe respondem sempre dão uma resposta na mesma linha, que é a do auto-conhecimento, mas para ti não parece ser a resposta certa ou então incompleta. Questionar é sempre válido, e são questionamentos que nos levam adiante, e se há muitas pessoas que possuem a resposta pra isso, baseado em estudos da doutrina, é porque então há uma base verdadeira no que dizem.
Conf: exato, meu amigo, é sempre conveniente questionar, mas vou responder a pergunta q vc fez acima com outra pergunta: porq vc acha que o auto-entendimento é uma ferramenta suficiente, conveniente, para aprendermos o "como fazer"? Vc mesmo, seu auto-conhecimento já lhe fez compreender como fazer para deixar de ser egoísta ou orgulhoso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário