segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Organize sua vida


Deus nos presenteou com 24 horas diárias, 30 dias por mês, 365 dias por ano. E o que fazemos de útil neste tempo? Como está nosso crescimento espiritual?
Precisamos organizar nossa vida.
Dormimos, em média, um terço de nossas vidas. O dia possui 24 horas e dormimos, em média, 8 horas por dia. Isso significa dizer que, quando fizermos 60 anos, teremos dormido 20 anos.
Em média, trabalhamos de 8 a 10 horas diárias, de segunda a sexta-feira. O trabalho é importante para sustento de nossa vida física.
Disso resulta que possuímos, em regra, de 6 a 8 horas livres, todos os dias, de segunda a sexta-feira, para crescimento de nosso Espírito.
Vamos fazer alguns cálculos utilizando 6 horas livres por dia, ficando assim de margem de erro 2 horas por dia (o que já é bastante coisa).
- De Segunda a Sexta-feira: 36 horas livres.
- Sábado (imaginando labor de no máximo 6 horas): 10 horas livres.
- Domingo (retirando duas horas a mais de sono, atingindo 10 horas de descanso físico): 14 horas livres.
- TOTAL DA SEMANA: 60 horas livres.
Assim, possuímos 60 horas por semana livre para dedicarmos ao crescimento de nosso Espírito, o que significa 300 horas por mês ou 3.600 horas por ano.
É muito tempo!
Precisamos organizar nossa vida de forma construtiva.
Não podemos viver como gado indo para o abate, dominados por reflexos condicionados da sociedade e do nosso próprio inconsciente.
É necessário despertar!
Precisamos nos preocupar com o nosso efetivo crescimento espiritual.
Para crescimento mínimo de nosso Espírito necessitamos:
a)   Estudo espiritual: 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, total de 5 horas por semana.
b)   Estudo profissional: 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, total de 5 horas por semana.
c)    Exercícios físicos: 1 hora por dia, de segunda a sexta-feira, total de 5 horas por semana.
d)   Caridade: ? (máximo possível).
Disso resulta que das 60 horas semanais, precisamos dedicar apenas 15 horas para construção do nosso Espírito (desenvolvimento moral e intelectual).
Restam ainda 45 horas semanais livres. Assim, pergunta-se:  como podemos afirmar que não possuímos 1 ou 2 horas por semana para dedicar à caridade?
Nosso Senhor Jesus Cristo resumiu o que devemos fazer: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como eu te amei”.
Se possuímos 45 horas semanais livres, porque não podemos doar 1 hora ao próximo? Claro que podemos e devemos. Aliás, quanto mais tempo permanecermos na prática da caridade, melhor!
O importante, além de adotarmos essas condutas mínimas de crescimento espiritual,é organizar nossa vida.
Precisamos analisar nossa rotina diária, semanal e organizá-la.
Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo. O que faremos em cada dia?
Em que horas iremos acordar, trabalhar, estudar, orar, fazer exercícios físicos, descansar a mente com entretenimento vazio (lembremos, possuímos 44 horas semanais livres, imaginando-se dedicar pelo menos 1 hora semanal para a caridade).
É necessário organizar nossa semana, nossos dias, nossos horários.
Do contrário, seremos guiados pelos reflexos condicionados da sociedade, passando nossas 60 horas em navegação na internet e assistindo novelas ou qualquer outro programa televisivo.
E a oração? Meditação? Estudo? Leitura? Saúde física e mental?
E o crescimento espiritual?
A mente é um músculo que precisamos exercitar diariamente para que se torne forte e consiga resistir aos ataques externos.
Como exercitá-la? Simples: por meio da oração, meditação e estudo.
Organizemos nossa semana, nossos dias e nossos horários.
Claro que existem aqueles que possuem mais tempo livre do que foi demonstrado aqui e outros que possuem menos tempo livre, como por exemplo, pais que precisam se dedicar à família. Porém, isso não pode ser desculpa para não organizar nossa vida e não praticar os atos mínimos de evolução espiritual (estudo espírita, profissional, exercícios e caridade).
Aliás, trata-se de excelente oportunidade para ensinar o mesmo para os filhos, para que já se desenvolvam com estes hábitos saudáveis que resultarão em verdadeira fortaleza íntima.

Então, organizemos nossas vidas para um efetivo crescimento espiritual, começando por nossa semana, nossos dias e nossos horários, incluindo, necessariamente, estudo profissional, estudo espiritual, exercícios físicos e a prática da caridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário