O tema de hoje conecta sentimento e ação; um elemento que move o outro: a Fé e a Caridade.
Jesus nos ensinou que sem o adubo da Caridade não haverá fruto na fronde da fé. “Uma fé que não dá frutos em obras não é fé”, disse o papa Francisco recentemente, se referindo a seguinte citação biblica: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." - (Tiago, 2:14-17).
A Epístola de Tiago, quando proclama ser morta a fé sem obras, tem a corroborá-la a Primera Epístola de Paulo aos Coríntios (1 Coríntios 13:2), onde nos deparamos com a seguinte afirmação:
"se alguém tivesse o dom da profecia, falasse a língua dos anjos, penetrasse todos os mistérios, tivesse toda a fé ao ponto de transportar montanhas, desse seu corpo para ser queimado em praça pública ou distribuísse toda sua fortuna entre os pobres, se não tivesse caridade, nada disso lhe serviria".
Proclama, ainda, Paulo de Tarso que "dentre estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade".
Diz Tiago em sua epístola (Tiago 2:14-15):
"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E se o irmão ou irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento quotidiano. E algum de nós disser-lhes: Ide em paz, aguentai-vos, e fartai-vos; e lhes não derdes as coisa necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”.
Tudo isso nos leva à dedução de que a caridade é a mais excelsa das virtudes. De nada adianta ter fé ao ponto de transportar montanhas, se não for devidamente acompanhada pelas boas obras.
O Espiritismo também é categórico na demonstração da supremacia das obras sobre a fé, ao ponto de ter consagrado como um dos seus lemas fundamentais: "Fora da Caridade não há salvação".
Com base profunda nos Evangelhos, a Doutrina Espírita sustenta que todo serviço de amparo social desinteressado é um reforço divino na obra da fraternidade e da iluminação interior da Humanidade, pois conforme esclarece o iluminado Espírito Emmanuel, no livro o Consolador (questão 255), psicografado por Chico Xavier:
"As obras da caridade material somente alcançam sua feição divina, quando colimam a espiritualização do homem renovando-lhe os valores íntimos, porque, reformada a criatura humana em Jesus Cristo, teremos na Terra uma sociedade transformada, onde o lar genuinamente cristão será naturalmente o asilo de todos os que sofrem”.
Conta-se que certa vez, Chico Xavier chegou ao Centro Espírita e viu uma multidão na porta. Veja a grandeza do dialogo estabelecido:
“- O que estas pessoas querem?
- Eles vieram buscar passe. - respondeu um trabalhador da casa.
Chico respondeu:
- Eles não precisam de passe, precisam de pá".
Os ensinamentos de Jesus pedem "pá", ou seja, trabalho no campo do espírito.
No Livro Coragem, psicografado por Chico Xavier e ditado pelo espirito Emmanuel temos duas frases que resumem a importância das obras na nossa vida:
"o trabalho será sempre o prodígio da vida, criando reconforto e progresso, alegria e renovação”.
"Haja, pois, o que houver, ampliem-se obstáculos, agigantem-se problemas, intensifiquem-se lutas ou se agravem provações, trabalha sempre no bem de todos, porque, trabalhando na Seara do Bem, podes conservar a certeza de que Deus te sustentará".
A seguir mais um texto para refletirmos sobre a importância do trabalho em nossas vidas, extraído do Livro Respostas da Vida, capítulo “Trabalhar”, ditado pelo Espírito André Luiz com psicografia de Chico Xavier:
Se você acredita na preguiça, olhe a água parada. Seja qual seja o seu problema, o trabalho será sempre a sua base de solução.
Não existe processo de angústia que não se desfaça ao toque do trabalho.
Diante de qualquer sofrimento, o trabalho é o nosso melhor caminho de libertação.
Não se aborreça se alguns companheiros lhe abandonarem a estrada; continue em seu próprio dever e o trabalho lhe trará outros.
Todos os medicamentos são valiosos na farmácia da vida, mas o trabalho é o remédio que oferece complemento a todos eles.
Quem trabalha encontra meios de esclarecer, mas não tem tempo de discutir.
O sucesso quase sempre se forma com uma parte de ideal e noventa e nove partes de suor na ação que o realiza
O trabalho voluntário é uma ação de qualidade, exercida com prazer, visando uma solução que não precisa ser necessariamente grande, mas ser eficiente. É a somatória desses êxitos que fará a diferença. É necessário ter "amor e respeito" para com todos os envolvidos nesse objetivo.
ResponderExcluir