"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
1ª Carta aos Coríntios 2,10b-16.
Irmãos: O Espírito Santo conhece todas as coisas, até o que há de
mais profundo em Deus.
Na verdade, quem sabe o que há no homem senão o espírito humano que nele se encontra? Assim também, ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus. Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus. Para falarmos desses dons, não usamos a linguagem ensinada pela sabedoria humana, mas a linguagem que o Espírito de Deus nos ensina, exprimindo em termos espirituais as realidades espirituais. O homem natural não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus pois são loucura para ele. Não pode entendê-las, porque só podem ser julgadas com critério espiritual. Mas o homem espiritual julga todas as coisas, enquanto ele próprio não é julgado por ninguém. Na verdade, quem conheceu o pensamento do Senhor, para que O possa instruir? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo. Livro de Salmos 145(144),8-9.10-11.12-13ab.13cd-14.
O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. Graças Vos deem, Senhor, todas as criaturas e bendigam-Vos os vossos fiéis. Proclamem a glória do vosso reino e anunciem os vossos feitos gloriosos; Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, a glória e o esplendor do vosso reino. O vosso reino é um reino eterno, o vosso domínio estende-se por todas as gerações. O Senhor é fiel à sua palavra e perfeito em todas as suas obras. O Senhor ampara os que vacilam e levanta todos os oprimidos. Evangelho segundo S. Lucas 4,31-37.
Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e
ali ensinava aos sábados.
Todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque falava com autoridade. Encontrava-se então na sinagoga um homem que tinha um espírito de demónio impuro, que bradou com voz forte: «Ah! Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem Tu és: o Santo de Deus». Disse-lhe Jesus em tom severo: «Cala-te e sai desse homem». O demónio, depois de o ter arremessado para o meio dos presentes, saiu dele sem lhe fazer mal nenhum. Todos se encheram de assombro e diziam entre si: «Que palavra esta! Ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros e eles saem!». E a fama de Jesus espalhava-se por todos os lugares da região. Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: Homilia grega do século IV Para a Oitava da Páscoa
«Que tens que ver
connosco, Jesus de Nazaré?»
Não vos apresento um conjunto de bizarrias inauditas, mas aquilo
mesmo que foi antecipadamente escrito no Antigo Testamento pelos profetas.
Não ouvistes o grito de Moisés: «Suscitar-lhes-ei um profeta como tu, entre
os seus irmãos» (Dt 18,18)? Não ouvistes Isaías anunciar: «A virgem está
grávida e dará à luz um filho» (7,14)? Não ouvistes David proclamar: «Baixará
como a chuva sobre a relva» (Sl 71,6)? [...] Acreditai, pois, nos profetas,
compreendei a realidade que eles anunciam, e encontrareis Jesus, o nazareno
(Mt 2,23). Eis que vos mostrei o caminho: quem quiser, siga-o. Eis que acendi
a chama; saí das trevas.
Jesus, o nazareno: identifico-O pelo nome e pela pátria. [...] Não falo do Jesus que formou a abóbada dos céus, que acendeu os raios do sol, que concebeu as constelações no céu, que acendeu a lâmpada da lua, que fixou o tempo aos dias, que atribuiu o curso às noites, que estabeleceu a terra firme sobre as águas, que pôs travão ao mar com a sua palavra. [...] Falo de Jesus, o nazareno: aquele acerca de quem Natanael proclamou as suas dúvidas: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» (Jo 1,46). Daquele diante de quem a tropa dos demónios tremia, dizendo: «Que tens que ver connosco, Jesus de Nazaré?» «Jesus de Nazaré», diz o apóstolo Pedro, «homem acreditado por Deus junto de vós, com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio» (At 2,22). |
SALVE DEUS! FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES. COMAM E BEBAM; A MESA ESTÁ POSTA! SALVE DEUS
terça-feira, 30 de agosto de 2016
EVANGELHO QUOTIDIANO
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Jesus em nossas vidas
O jovem nazareno, segundo narra a Boa Nova, descia de Jerusalém para Jericó, onde entrava em contato com as multidões, quando no início do seu ministério de amor divino curou o cego Bartimeu e declarou a entrada da salvação à casa de Zaqueu.
O Mestre Divino subia até os montes e montanhas, onde, rodeado de multidões, prometia a felicidade suprema a todos aqueles que se esforçassem em trabalhar em si mesmo a humildade, a mansidão, a misericórdia, a pureza de coração, a resignação nos momentos de aflições, a sede e fome de justiça, a pacificação e promoção da paz, sem se importarem em ser perseguidos por causa da justiça.
Jesus de Nazaré descia dos montes, andava pelas planícies e chegava à cidade, onde rodeado de multidões limpava os leprosos e dava movimento aos paralíticos, curava os doentes e confortava os enfermos.
O amado Mestre, exímio pacificador, andava pelas ruas e praças, rodeado de multidões, não condenava ninguém, apenas restabelecia e promovia a dignidade humana, oportunizando a todos a seguir em frente, evitando o erro na caminhada.
O jovem Jesus andava pelos poços das cidades e aldeias, rodeado de multidões, em contato com os sedentos de justiça e de paz no coração, com os discriminados na pessoa de uma samaritana, e dava a todos a oportunidade da água viva.
Jesus, andando pela cidade, rodeado de multidões, dava o consolo e a esperança a todos que o procuravam, acordando os que dormiam, devolvendo-lhes a vida, representados nas pessoas de Jairo e sua filha; da viúva de Naim e seu filho; de Marta, de Maria e de Lázaro; dentre outros...
As passagens de Jesus nos Evangelhos são todas com objetivo redentor, libertando corações; mas aqui, neste humilde artigo, não temos como narrar todas elas. Entretanto, os exemplos citados nos dão condições de perceber os movimentos de Jesus no meio das multidões de nossas consciências.
Então, amigo leitor, deixemos Jesus, com toda a sua maestria, movimentar-se pelas vias de nossas consciências; pelas multidões de compromissos e de desafios pela vida, onde estamos inseridos nesta oficina Terra; acalmando nossas aflições e dando-nos o consolo e a esperança de que melhores seremos a cada dia.
Deixemos Jesus nos aliviar o cansaço e nos dessedentar com a água viva de sua presença confortadora; e nos restaurar, através do seu refrigério, e nos promover, dando-nos a oportunidade de seguir em frente pelos caminhos da evolução, com todo o cuidado de não voltarmos a errar.
Possamos ir até Jesus, assim como o cego Bartimeu, vencendo as vozes alheias do caminho, a fim de enxergar o bem, com uma visão renovada, tão somente o bem que temos de fazer, da felicidade que temos de promover de dentro de nós para um mundo melhor para nós mesmos.
Para isso, amigo leitor, precisamos, assim como Zaqueu, abrir as portas dos nossos pensamentos e corações, preparando a nossa casa mental para a chegada do divino Mestre Jesus, o excelso libertador de consciências.
Com Jesus: a nossa visão se renova.
Os nossos movimentos se cadenciam em perfeita harmonia musical pela conquista do verdadeiro sentido da vida, acordando-nos e despertando-nos para um amanhecer repleto de trabalho e de vitórias nas sendas evolutivas.
Hyerohydes Gonçalves
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
Livro de Jeremias 1,17-19.
Naqueles dias, o Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Cinge os
teus rins e levanta-te, para ires dizer tudo o que Eu te ordenar. Não temas
diante deles, senão serei Eu que te farei temer a sua presença.
Hoje mesmo faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze, diante de todo este país, dos reis de Judá e dos seus chefes, diante dos sacerdotes e do povo da terra. Eles combaterão contra ti, mas não poderão vencer-te, porque Eu estou contigo para te salvar». Livro de Salmos 71(70),1-2.3-4a.5-6ab.15ab.17.
Em Vós, Senhor, me refugio,
jamais serei confundido. Pela vossa justiça, defendei-me e salvai-me, prestai ouvidos e libertai-me. Sede para mim um refúgio seguro, a fortaleza da minha salvação. Vós sois a minha defesa e o meu refúgio: meu Deus, salvai-me do pecador. Sois Vós, Senhor, a minha esperança, a minha confiança desde a juventude. Desde o nascimento Vós me sustentais, desde o seio materno sois o meu protector. A minha boca proclamará a vossa justiça, dia após dia a vossa infinita salvação. Desde a juventude Vós me ensinais e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios. Evangelho segundo S. Marcos 6,17-29.
Naquele tempo, o rei Herodes mandara prender João e algemá-lo no
cárcere, por causa de Herodíades, a mulher do seu irmão Filipe, que ele tinha
tomado por esposa.
João dizia a Herodes: «Não podes ter contigo a mulher do teu irmão». Herodíades odiava João Baptista e queria dar-lhe a morte, mas não podia, porque Herodes respeitava João, sabendo que era justo e santo, e por isso o protegia. Quando o ouvia, ficava perturbado, mas escutava-o com prazer. Entretanto, chegou um dia oportuno, quando Herodes, no seu aniversário natalício, ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e às principais personalidades da Galileia. Entrou então a filha de Herodíades, que dançou e agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: «Pede-me o que desejares e eu to darei». E fez este juramento: « Dar-te-ei o que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino». Ela saiu e perguntou à mãe: «Que hei-de pedir?». A mãe respondeu-lhe: «Pede a cabeça de João Baptista». Ela voltou apressadamente à presença do rei e fez-lhe este pedido: «Quero que me dês sem demora, num prato, a cabeça de João Baptista». O rei ficou consternado, mas por causa do juramento e dos convidados, não quis recusar o pedido. E mandou imediatamente um guarda, com ordem de trazer a cabeça de João. O guarda foi à cadeia, cortou a cabeça de João e trouxe-a num prato. A jovem recebeu-a e entregou-a à mãe. Quando os discípulos de João souberam a notícia, foram buscar o seu cadáver e deram-lhe sepultura. Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo Sermão 36
«E tu, menino, serás
chamado profeta do Altíssimo» (Lc 1,76)
Ainda se encontrava no ventre de sua mãe e já celebrava a chegada do Senhor com os seus movimentos de alegria, uma vez que não podia fazê-lo com a voz. Isabel diz a Santa Maria: «Pois logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio» (Lc 1,44). João exulta antes de nascer e, antes de os seus olhos verem o mundo, o seu espírito reconhece já Aquele que é o seu Senhor. Penso que é este o sentido da frase do profeta: «Antes que fosses formado no ventre de tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei» (Jer 1,5). Não é de surpreender que, encarcerado na prisão para onde Herodes o enviara, tenha continuado a pregar por intermédio dos seus discípulos (Mt 11,2), uma vez que, ainda no ventre de sua mãe, anunciara já com os seus movimentos a vinda do Senhor. |
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 681ª Carta aos Coríntios 1,26-31.
Irmãos: Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos
sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos.
Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; escolheu o que é fraco para confundir os fortes; escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção. Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor». Livro de Salmos 33(32),12-13.18-19.20-21.
Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus,
o povo que Ele escolheu para sua herança. Do Céu o Senhor contempla e observa todos os homens. Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem, para os que esperam na sua bondade, para libertar da morte as suas almas e os alimentar no tempo da fome. A nossa alma espera o Senhor, Ele é o nosso amparo e protetor. N’Ele se alegra o nosso coração, em seu nome santo pomos a nossa confiança. Evangelho segundo S. Mateus 25,14-30.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte
parábola: «Um homem, ao partir de viagem, chamou os seus servos e
confiou-lhes os seus bens.
A um entregou cinco talentos, a outro dois e a outro um, conforme a capacidade de cada qual; e depois partiu. O que tinha recebido cinco talentos fê-los render e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois talentos ganhou outros dois. Mas, o que recebera um só talento foi escavar a terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Muito tempo depois, chegou o senhor daqueles servos e foi ajustar contas com eles. O que recebera cinco talentos aproximou-se e apresentou outros cinco, dizendo: ‘Senhor, confiaste-me cinco talentos: aqui estão outros cinco que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’. Aproximou-se também o que recebera dois talentos e disse: ‘Senhor, confiaste-me dois talentos: aqui estão outros dois que eu ganhei’. Respondeu-lhe o senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu senhor’. Aproximou-se também o que recebera um só talento e disse: ‘Senhor, eu sabia que és um homem severo, que colhes onde não semeaste e recolhes onde nada lançaste. Por isso, tive medo e escondi o teu talento na terra. Aqui tens o que te pertence’. O senhor respondeu-lhe: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde nada lancei; devias, portanto, depositar no banco o meu dinheiro e eu teria, ao voltar, recebido com juro o que era meu. Tirai-lhe então o talento e dai-o àquele que tem dez. Porque, a todo aquele que tem, dar-se-á mais e terá em abundância; mas, àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. Quanto ao servo inútil, lançai-o às trevas exteriores. Aí haverá choro e ranger de dentes’». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Paulino de Nola (355-431), bispo Carta 34, 2-4
«Que tens tu que não
tenhas recebido?» (1Cor 4,7)
Emprestemos, pois, ao Senhor os bens que dele recebemos. Com efeito, não possuímos nada que não seja um dom do Senhor e só existimos porque Ele quer. Como podemos considerar seja o que for como nosso, se nem sequer nos pertencemos, visto que temos uma dívida enorme e privilegiada? Porque Deus criou-nos, mas também nos resgatou. Demos-Lhe graças por isso: resgatados por grande preço, o preço do sangue do Senhor, não somos coisas desprovidas de valor. [...] Devolvamos ao Senhor o que Ele nos deu. Devolvamo-lo Àquele que o recebe na pessoa de cada pobre. Devolvamo-lo com alegria, para receber dele com júbilo, tal como nos prometeu. |
domingo, 28 de agosto de 2016
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
1ª Carta aos Coríntios 1,17-25.
Irmãos: Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o
Evangelho, não, porém, com a sabedoria da linguagem, a fim de não se
desvirtuar a cruz de Cristo.
Porque a linguagem da cruz é loucura para aqueles que estão no caminho da perdição, mas é poder de Deus para aqueles que seguem o caminho da salvação, isto é, para nós. Na verdade, assim está escrito: «Hei de arruinar a sabedoria dos sábios e frustrar a inteligência dos inteligentes». Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o que discute sobre as coisas deste mundo? Porventura Deus não tornou louca a sabedoria do mundo? Uma vez que o mundo, por meio da sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da mensagem que pregamos. Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria. Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. A loucura de Deus é mais sábia do que o homem e a fraqueza de Deus é mais forte do que o homem. Livro de Salmos 33(32),1-2.4-5.10ab.11.
Justos, aclamai o Senhor,
os corações retos devem louvá-l’O. Louvai o Senhor com a cítara, cantai-Lhe salmos ao som da harpa. A palavra do Senhor é reta, da fidelidade nascem as suas obras. Ele ama a justiça e a retidão: a terra está cheia da bondade do Senhor. O plano do Senhor permanece eternamente e os desígnios do seu coração por todas as gerações. Evangelho segundo S. Mateus 25,1-13.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte
parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as
suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo.
Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: ‘Aí vem o esposo; ide ao seu encontro’. Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se’. Mas as prudentes responderam: ‘Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores’. Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo: as que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta’. Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço’. Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Teodoro Estudita (759-826), monge de Constantinopla Pequenas Catequeses, n.º 130
Qualquer momento é
propício
Mas é sempre tempo de oração, tempo de lágrimas, tempo de reconciliação depois dos pecados, tempo de arrebatar o Reino dos Céus. Para quê tardar então? Para quê adiar? Por que atrasamos de dia para dia o nosso aperfeiçoamento? «A aparência deste mundo passa» (1Cor 7,31); duraremos nós indefinidamente? O exemplo das virgens não nos assusta? «Aí vem o esposo; ide ao seu encontro», diz o Evangelho. E as virgens sensatas foram ao seu encontro com as lâmpadas acesas, e entraram no banquete das núpcias; enquanto as virgens néscias, atrasadas pela ausência de boas obras, gritavam: «Senhor, abre-nos a porta!» Mas ele respondeu: «Em verdade vos digo: Não vos conheço.» E acrescenta: «Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora.» Temos, pois, de velar e de despertar a alma para a sobriedade, a compunção, a santificação, a purificação, a iluminação, para evitar que a morte nos feche a porta, e que não haja ninguém que no-la abra e nos ajude. |
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
TRINTA E NOVE PERGUNTAS E RESPOSTAS
39 PERGUNTA/RESPOSTA
1 - O QUE É UM SANDAY DA CRUZ DO CAMINHO?
É um trabalho altamente iniciático com poderosos cruzamentos de forças curadoras.
É um trabalho altamente iniciático com poderosos cruzamentos de forças curadoras.
2 - QUAIS AS ENTIDADES QUE SE MANIFESTAM?
Mãe Yemanjá, Ministros, Médicos de Cura, Sereias e Magos.
Mãe Yemanjá, Ministros, Médicos de Cura, Sereias e Magos.
3 - O QUE TEM A VER O ORÁCULO DE DELFOS, APOLO, PYTIA E O FENÔMENO DOS TAMBORES COM A CRUZ DO CAMINHO?
A conversão do povo Espartano, credibilidade dos poderes de Pytia, crença na Espiritualidade, exílio do casal de reis, cruz fincada na encruzilhada.
A conversão do povo Espartano, credibilidade dos poderes de Pytia, crença na Espiritualidade, exílio do casal de reis, cruz fincada na encruzilhada.
4 - A PARTIR DE QUE HORA NÃO PODE SER REALIZADO A CRUZ DO CAMINHO?
A partir das 21 horas.
A partir das 21 horas.
5 - ONDE SE REÚNEM OS MESTRES E A CORTE?
Para iniciar este trabalho devem se reunir no Castelo do Silêncio.
Para iniciar este trabalho devem se reunir no Castelo do Silêncio.
6 - POR QUÊ?
A fim de se mediunizarem, concentrarem, conscientizarem para um perfeito ritual e contagem deste trabalho da Cruz do Caminho.
A fim de se mediunizarem, concentrarem, conscientizarem para um perfeito ritual e contagem deste trabalho da Cruz do Caminho.
7 - QUAL A COMPOSIÇÃO DA CRUZ DO CAMINHO?
Duas Yuricys, duas Samaritanas, duas Dharmo-Oxintos, duas Muruaicys, duas Jaçanãs, no mínimo 7 e no máximo 14 pares de Mestres e dois Adjuntos mais os pacientes. Se for possível, Nityamas, Gregas, Mayas e Magos. (Corte).
Duas Yuricys, duas Samaritanas, duas Dharmo-Oxintos, duas Muruaicys, duas Jaçanãs, no mínimo 7 e no máximo 14 pares de Mestres e dois Adjuntos mais os pacientes. Se for possível, Nityamas, Gregas, Mayas e Magos. (Corte).
8 - CASO HAJA SOMENTE UMA NINFA DE CADA FALANGE ACIMA PODE SER FEITO O RITUAL?
Sim.
Sim.
9 - QUAL A FUNÇÃO DOS DOIS ADJUNTOS?
Um será o Comandante e o outro será o Ariano.
Um será o Comandante e o outro será o Ariano.
10 - QUEM É A DIVINA?
É a ninfa que vai incorporar Mãe Yemanjá.
É a ninfa que vai incorporar Mãe Yemanjá.
11 - QUAL A FUNÇÃO DAS YURICYS?
Além de conduzir a Divina com a mão esquerda, uma fará o Terceiro Sétimo e a outra irá convidar aqueles que farão reverência à Yemanjá.
Além de conduzir a Divina com a mão esquerda, uma fará o Terceiro Sétimo e a outra irá convidar aqueles que farão reverência à Yemanjá.
12 - QUEM COLOCA AS MORSAS?
As Missionárias Jaçanãs.
As Missionárias Jaçanãs.
13 - COMO SÃO CHAMADOS OS RECINTOS INTERNOS DA CRUZ DO CAMINHO?
Aledá, portão de entrada, rampa de subida para o Aledá, portal à direita, portal à esquerda, Seta de Yemanjá, trono de Yemanjá, tronos de incorporação para o batizado.
Aledá, portão de entrada, rampa de subida para o Aledá, portal à direita, portal à esquerda, Seta de Yemanjá, trono de Yemanjá, tronos de incorporação para o batizado.
14 - NA FORMAÇÃO DO CORTEJO DE QUE LADO FICA O ARIANO?
Fica à direita do Comandante.
Fica à direita do Comandante.
15 - DURANTE O CORTEJO O QUE ACONTECE NO ALEDÁ EM FRENTE À MESA EVANGÉLICA?
A Yuricy coloca as Atacas na Divina e o Comandante coloca o véu sobre sua cabeça.
A Yuricy coloca as Atacas na Divina e o Comandante coloca o véu sobre sua cabeça.
16 - DURANTE O CORTEJO O QUE SE SUCEDERÁ NO ORÁCULO?
O Ariano segura na mão da Divina e a conduzirá ao interior do Oráculo. (Existe uma cadeira apropriada).
O Ariano segura na mão da Divina e a conduzirá ao interior do Oráculo. (Existe uma cadeira apropriada).
17 - QUAL O MANTRA-CHAVE AO SE ENTRAR NO ORÁCULO?
Salve Deus! A minha missão é o meu sacerdócio, Jesus está comigo.
Salve Deus! A minha missão é o meu sacerdócio, Jesus está comigo.
18 - QUEM DISTRIBUI OS PARES NO RECINTO DA CRUZ DO CAMINHO?
O Comandante.
O Comandante.
19 - EM QUE MOMENTO AS JAÇANÃS COLOCAM AS MORSAS NOS MESTRES DOUTRINADORES?
Depois que todos estiverem acomodados, inclusive os pacientes na Seta.
Depois que todos estiverem acomodados, inclusive os pacientes na Seta.
20 - EM QUE MOMENTO A DIVINA VEM DO ORÁCULO PARA A CRUZ DO CAMINHO?
Quando a corte vai buscá-la, após o toque da campainha pelo Comandante.
Quando a corte vai buscá-la, após o toque da campainha pelo Comandante.
21 - COMO SE PROCESSA A ENERGIA MAGNÉTICA PARA A CURA DESOBSESSIVA DESTE TRABALHO?
Pela invocação do Comandante, na força do Terceiro Sétimo e cruzamento das morsas.
Pela invocação do Comandante, na força do Terceiro Sétimo e cruzamento das morsas.
22 - ONDE HÁ A INCORPORAÇÃO DOS MÉDICOS DE CURA?
Nos dois Aparás da Seta.
Nos dois Aparás da Seta.
23 - QUANTOS MINUTOS MANIFESTA A CORRENTE MAGNÉTICA NOS MESTRES LUA?
Por três minutos.
Por três minutos.
24 - O QUE DEVE FAZER O COMANDANTE ANTES DA INCORPORAÇÃO DE MÃE YEMANJÁ?
Imediatamente antes de fazer o convite para a incorporação de Mãe Yemanjá, o comandante deve descruzar as atacas da Divina, para facilitar a manipulação das energias, pois essa Entidade abre muito os braços, o que não poderá fazer com as atacas cruzadas.
Imediatamente antes de fazer o convite para a incorporação de Mãe Yemanjá, o comandante deve descruzar as atacas da Divina, para facilitar a manipulação das energias, pois essa Entidade abre muito os braços, o que não poderá fazer com as atacas cruzadas.
25 - EM QUE MOMENTO O COMANDANTE FAZ O CONVITE PARA A PRESENÇA DE MÃE YEMANJÁ?
Após a passagem da corrente magnética.
Após a passagem da corrente magnética.
26 - QUEM FAZ O CANTO DO TERCEIRO SÉTIMO?
A Yuricy, enquanto a outra convida os pacientes e Mestres para se servirem do sal e fazerem reverência à Yemanjá.
A Yuricy, enquanto a outra convida os pacientes e Mestres para se servirem do sal e fazerem reverência à Yemanjá.
27 - O QUE ACONTECE QUANDO SE PASSA EM FRENTE DA MÃE YEMANJÁ?
Tipo uma fotografia, em que Mãe Yemanjá completa a magia do cruzamento das morsas.
Tipo uma fotografia, em que Mãe Yemanjá completa a magia do cruzamento das morsas.
28 - QUAIS OS MOMENTOS MAIS MARCANTES DESTE RITUAL?
Colocação das Atacas no Aledá, cultura energética do Oráculo do Pai, cruzamento das morsas e manifestação da corrente magnética, reverência à Yemanjá, a energia do Terceiro Sétimo e a consagração com o vinho.
Colocação das Atacas no Aledá, cultura energética do Oráculo do Pai, cruzamento das morsas e manifestação da corrente magnética, reverência à Yemanjá, a energia do Terceiro Sétimo e a consagração com o vinho.
29 - QUAL O MANTRA QUE ENVOLVE A CRUZ DO CAMINHO EM EFLÚVIOS LUMINOSOS?
O Mantra de Mãe Yara (cantado baixinho) junto com a energia do Terceiro Sétimo.
O Mantra de Mãe Yara (cantado baixinho) junto com a energia do Terceiro Sétimo.
30 - QUEM PODERÁ PASSAR NESTE TRABALHO?
Quem for orientado pelas Entidades.
Quem for orientado pelas Entidades.
31 - QUANTOS BÔNUS VALE A CRUZ DO CAMINHO?
Vale 500 bônus.
Vale 500 bônus.
32 - QUAIS SÃO OS FARAÓS GUARDIÕES DA CRUZ DO CAMINHO?
Tutancamon e Ramsés.
Tutancamon e Ramsés.
33 - QUAIS OS TRÊS CAVALEIROS DA LUZ INVOCADOS NO TERCEIRO SÉTIMO?
Cavaleiro da Lança Verde (Cura psíquica), Cavaleiro da Lança Lilás (Cura física) e Cavaleiro da Lança Vermelha (Cura desobsessiva).
Cavaleiro da Lança Verde (Cura psíquica), Cavaleiro da Lança Lilás (Cura física) e Cavaleiro da Lança Vermelha (Cura desobsessiva).
34 - NO CANTO DO SEGUNDO TERCEIRO SÉTIMO QUAIS OS POVOS QUE SÃO INVOCADOS?
Povo de Aruanda, Povo de Cachoeira e Povo de Oxosse.
Povo de Aruanda, Povo de Cachoeira e Povo de Oxosse.
35 - NO CANTO DO SEGUNDO TERCEIRO SÉTIMO TRÊS GRANDES MINISTROS SÃO MENCIONADOS. QUAIS?
Oxalá, Olorum e Obatalá.
Oxalá, Olorum e Obatalá.
36 - O QUE SIGNIFICA ANODAÊ?
É a festa pela realização na Individualidade.
É a festa pela realização na Individualidade.
37 - EM QUAL ETAPA DO TERCEIRO SÉTIMO SE ATINGE O ANODAÊ?
No Quinto do Terceiro Sétimo. (As pérolas da Lua e do Sol caem sobre o meu corpo e fortalecem o meu plexo).
No Quinto do Terceiro Sétimo. (As pérolas da Lua e do Sol caem sobre o meu corpo e fortalecem o meu plexo).
38 - EM QUAL ETAPA DO TERCEIRO SÉTIMO NOS ENSINA: "EU SOU AQUELE QUE FALA E CALA QUANDO DEVE"?
No Sexto do Terceiro Sétimo.
No Sexto do Terceiro Sétimo.
39 - O MINISTRO OXUM E O POVO DAS MATAS SÃO LEMBRADOS EM QUAL SÉTIMO?
No Sétimo do Terceiro Sétimo.
No Sétimo do Terceiro Sétimo.
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
2ª Carta aos Tessalonicenses 2,1-3a.14-17.
Nós vos pedimos, irmãos, a propósito da vinda de Nosso Senhor
Jesus Cristo e do nosso encontro com Ele:
Não vos deixeis abalar facilmente, nem alarmar por qualquer manifestação profética, por palavras ou por cartas que se digam vir de nós, pretendendo que o dia do Senhor está iminente. Ninguém vos engane de qualquer modo que seja. Deus chamou-vos, por meio do Evangelho, para possuirdes a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, permanecei firmes e guardai firmemente as tradições que vos ensinámos, oralmente ou por carta. Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu, pela sua graça, a eterna consolação e a feliz esperança, confortem os vossos corações e os tornem firmes em toda a espécie de boas obras e palavras. Livro de Salmos 96(95),10.11-12a.12b-13.
Dizei entre as nações:
«O Senhor é Rei». Sustenta o mundo e ele não vacila, governa os povos com equidade. Alegrem-se os céus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o que ele contém, Alegrem se os céus, exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe! Alegrem-se os campos e todos os seus frutos, exultem de alegria todas as árvores dos bosques Na presença do Senhor, que se aproxima e vem para governar a terra! Ele governará o mundo com justiça e os povos com fidelidade. Diante do Senhor que vem, que vem para julgar a terra. Julgará o mundo com justiça e os povos com equidade. Evangelho segundo S. Mateus 23,23-26.
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus
hipócritas, porque pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, mas
omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a
fidelidade. Devíeis praticar estas coisas, sem omitir as outras.
Guias cegos! Coais o mosquito e engolis o camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, que por dentro estão cheios de rapina e intemperança. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Pedro Damião (1007-1072), eremita, bispo, doutor da Igreja Opúsculo 51
«Omitis as coisas mais
importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade»
Considera o teu pecado como perigoso e mortal; o dos outros, considera-o como fragilidade da condição humana. Pensa que a falta que, em ti, consideras digna de severa correção nos outros não merece mais do que uma pequena admoestação. Não sejas mais justo do que o justo : receia cometer o pecado, mas não hesites em perdoar ao pecador. A verdadeira justiça não é a que precipita as almas dos irmãos no laço do desespero. [...] É muito perigoso o fogo que, ao queimar o mato, ameaça abrasar a própria casa com o ardor das suas chamas. Não, aquele que se compraz em escalpelizar os defeitos dos outros não evitará o pecado porque, ainda que seja movido pelo zelo da justiça, tarde ou cedo acabará por denegrir. Evidentemente, se a nossa vida não nos parecesse tão bela, a dos outros não nos pareceria tão feia. E se fôssemos juízes severos para nós mesmos, como deveríamos ser, as faltas dos outros não encontrariam em nós censores tão rigorosos. |
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
1ª Carta aos Coríntios 1,1-9.
Irmãos: Paulo, por vontade de Deus escolhido para Apóstolo de
Cristo Jesus e o irmão Sóstenes,
à Igreja de Deus que está em Corinto, aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados à santidade, com todos os que invocam, em qualquer lugar, o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco. Dou graças a Deus, em todo o tempo, a vosso respeito, pela graça divina que vos foi dada em Cristo Jesus. Porque fostes enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento; e deste modo, tornou-se firme em vós o testemunho de Cristo. De facto, já não vos falta nenhum dom da graça, a vós que esperais a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele vos tornará firmes até ao fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Livro de Salmos 145(144),2-3.4-5.6-7.
Quero bendizer-Vos, dia após dia,
e louvar o vosso nome para sempre. O Senhor é grande e digno de louvor, insondável é a sua grandeza. Uma geração anuncia à outra as vossas obras e todas proclamam o vosso poder. Falam do poder da vossa majestade e anunciam as vossas maravilhas. Cantam o poder das vossas obras e proclamam a vossa grandeza. Celebram a memória da vossa imensa bondade e aclamam a vossa justiça. Evangelho segundo S. Mateus 24,42-51.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vigiai, porque
não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.
Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem. Quem é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua casa, para lhe dar o alimento em tempo oportuno? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar procedendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas se o servo for mau e disser consigo: ‘O meu senhor demora-se’, e começar a espancar os companheiros e a comer e beber com os ébrios, quando o senhor daquele servo chegar, em dia que ele não espera e à hora que ele não pensa, expulsá-lo-á e lhe dará a sorte dos hipócritas. Aí haverá choro e ranger de dentes». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Pascácio Radbert (?-c. 849), monge beneditino Comentário sobre o evangelho de Mateus
«Estai vós também
preparados»
|
terça-feira, 23 de agosto de 2016
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68
2ª Carta aos Tessalonicenses 1,1-5.11b-12.
Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos Tessalonicenses, que está
em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:
A graça e a paz vos sejam dadas da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Devemos dar contínuas graças a Deus por vós, irmãos, como é justo, porque a vossa fé faz grandes progressos e o amor de uns pelos outros vai aumentando em todos vós. Assim nós mesmos nos gloriamos de vós nas Igrejas de Deus, por causa da vossa perseverança e da vossa fé, no meio de todas as perseguições e tribulações que suportais. Elas são um sinal do justo juízo de Deus, que quer tornar-vos dignos do seu reino, pelo qual sofreis. O nosso Deus vos considere dignos do seu chamamento e, pelo seu poder, se realizem todos os vossos bons propósitos e se confirme o trabalho da vossa fé. Assim o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós n’Ele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Livro de Salmos 96(95),1-2a.2b-3.4-5.
Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira, cantai ao Senhor, bendizei o seu nome. Anunciai dia a dia a sua salvação, publicai entre as nações a sua glória, em todos os povos as suas maravilhas. O Senhor é grande e digno de louvor, mais temível que todos os deuses. os deuses dos gentios não passam de ídolos, foi o Senhor quem fez os céus. Evangelho segundo S. Mateus 23,13-22.
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus
hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos Céus: vós não entrais nem
deixais entrar os que o desejam.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque devorais as casas das viúvas, com o pretexto de prolongadas orações. Por isso, sereis mais rigorosamente julgados. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais volta ao mar e à terra, para fazerdes um convertido, mas, tendo-o conseguido, fazeis dele um merecedor da Geena, duas vezes mais do que vós. Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Quem jurar pelo santuário a nada se obriga; mas quem jurar pelo ouro do santuário tem de cumprir’. Insensatos e cegos! Que vale mais: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? Dizeis também: ‘Quem jurar pelo altar a nada se obriga; mas quem jurar pela oferenda que está sobre o altar tem de cumprir’. Cegos! Que vale mais: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? Na verdade, quem jura pelo altar jura por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Aquele que o habita. E quem jura pelo Céu jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Clemente de Roma (c. 35-c. 100), papa Carta aos Coríntios, §§ 7-13; PA 1, 108-110
«Convertei-vos a Mim de
todo o vosso coração» (Jl 2,l2)
Pela sua vontade omnipotente, Deus quer que todos aqueles que ama participem da conversão. É por isso que devemos obedecer à sua magnífica e gloriosa vontade. Imploremos humildemente a sua misericórdia e a sua bondade; confiemo-nos à sua compaixão, abandonando as preocupações frívolas, a discórdia e a inveja, que só conduzem à morte. Sejamos humildes, meus irmãos, rejeitemos todos os sentimentos de orgulho, de jactância, de vaidade e de cólera. Agarremo-nos firmemente aos preceitos e aos mandamentos do Senhor Jesus, tornando-nos dóceis e humildes diante das suas palavras. Pois diz o texto sagrado: «Para quem voltarei o meu olhar, senão para o homem humilde e pacífico, que teme as minhas palavras?» (Is 66,2) |
domingo, 21 de agosto de 2016
EVANGELHO QUOTIDIANO
"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna". João 6, 68Livro de Ezequiel 36,23-28.
Eis o que diz o Senhor: «Manifestarei a santidade do meu grande
nome, profanado por vós entre as nações para onde fostes. E as nações
reconhecerão que Eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus – quando a seus
olhos Eu manifestar a minha santidade, a vosso respeito.
Então retirar-vos-ei de entre as nações, reunir-vos-ei de todos os países, para vos restabelecer na vossa terra. Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de todas as imundícies; e purificar-vos-ei de todos os falsos deuses. Dar-vos-ei um coração novo e infundirei em vós um espírito novo. Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Infundirei em vós o meu espírito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prática as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus». Livro de Salmos 51(50),12-13.14-15.18-19.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não queirais repelir-me da vossa presença e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com espírito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos e os transviados hão de voltar para Vós. Não é do sacrifício que Vos agradais e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: não desprezeis, Senhor, um espírito humilhado e contrito. Evangelho segundo S. Mateus 22,1-14.
Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se de novo aos príncipes dos
sacerdotes e aos anciãos do povo e, falando em parábolas,
disse-lhes: «O reino dos Céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. Mandou ainda outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os bois e cevados foram abatidos, tudo está pronto. Vinde às bodas’. Mas eles, sem fazerem caso, foram um para o seu campo e outro para o seu negócio; os outros apoderaram-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos. O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse então aos servos: ‘O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes’. Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete encheu-se de convidados. O rei, quando entrou para ver os convidados, viu um homem que não estava vestido com o traje nupcial e disse-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?’. Mas ele ficou calado. O rei disse então aos servos: ‘Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o às trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes’. Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos». Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org Comentário do dia: São Tiago de Sarug (c. 449-521), monge e bispo sírio Homilia sobre o véu de Moisés
«O reino dos Céus pode
comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. »
Depois da celebração das núpcias, veio Paulo. Viu o véu que cobria todo esse esplendor, e levantou-o, para revelar Cristo e sua Esposa ao mundo, mostrando que era mesmo a eles que Moisés tinha descrito na sua visão profética. Exultando de divina alegria, o apóstolo proclamou: «Grande é este mistério» (Ef 5,32), e revelou o que representava essa imagem velada a que o profeta chamava homem e mulher: «Eu interpreto-o como sendo Cristo e a Igreja; [...] serão os dois uma só carne» (cf Ef 5,31). |
Assinar:
Postagens (Atom)